fechar

Mulheres são presenteadas com reativação do Conselho Municipal

por: Cassiane Rodrigues
Data: 08/03/2019 | 06:30

Há muitas controvérsias sobre o ano em que foi celebrado pela primeira vez o 8 de março como o dia para homenagear as mulheres. Em 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou a data como o Dia Internacional da Mulher, criado com o objetivo de relembrar as lutas sociais, políticas e econômicas das mulheres. Mas é em 2019 que a data terá uma importância especial na Capital do Chimarrão.

Em evento realizado a partir das 16h de hoje, na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, serão empossados os representantes do Conselho Municipal da Defesa dos Direitos da Mulher. O órgão já existia no município mas estava desativado há cerca de dois anos. Desde junho do ano passado uma comitiva tomou a frente para a reativação do conselho.

Nesta tarde, 14 entidades terão representantes empossados, sendo que cada um apresenta um conselheiro e um suplente. O conselho será composto por representantes do governo municipal (Gabinete da Primeira-Dama, Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura e Esportes, Secretaria de Saúde, Secretaria de Planejamento e Urbanismo e Procuradoria Jurídica) e da sociedade civil organizada (Emater/RS-Ascar, Posto de Atendimento à Mulher (PAM)/ Delegacia de Polícia, ONG Alphorria, Hospital São Sebastião Mártir, Ordem dos Advogados do Brasil, Brigada Militar e Defensoria Pública).

Segundo a capitão da Brigada Milita,r Michele da Silva Vargas, que será empossada como uma das conselheiras, o órgão tem o propósito de orientar as políticas públicas do município, mas também deve ter um papel de apoio às famílias. 'Queremos poder aumentar a conscientização dos direitos da mulher e que elas saibam onde buscar apoio quando precisar', destaca.

PALESTRA
Também faz parte da programação na Câmara de Vereadores uma palestra com a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Esporte de Porto Alegre, Nádia Gerhard. Ela é conhecida como Comandante Nádia e foi eleita vereadora em Porto Alegre em 2016, após 27 anos de atuação na Brigada Militar. A palestrante foi uma das responsáveis pela implantação da Patrulha Maria da Penha, em 2012. O projeto tinha a intenção de proteger mulheres vítimas de violência doméstica.

Foto: Giulia Secco / CMVPAComandante Nádia palestra durante evento do Dia Internacional da Mulher na Câmara de Vereadores
Comandante Nádia palestra durante evento do Dia Internacional da Mulher na Câmara de Vereadores

"Mulheres que Inspiram" homenageia representantes de grupos da melhor idade
Às 18h, também na Câmara de Vereadores, será realizada a terceira edição do "Mulheres que Inspiram". Organizado pelo Gabinete da Primeira-Dama, o prêmio tem a intenção de homenagear mulheres que se destacam em Venâncio Aires.

Neste ano, a organização decidiu destacar as mulheres que atuam junto aos grupos de melhor idade. Segundo a primeira-dama do município, Cristiane Wickert, a ideia é homenagear mulheres atuantes nos grupos da melhor idade da cidade e interior. 'Decidimos homenagear representantes de todos os grupos pois todas são especiais pelo trabalho que fazem pelos grupos e comunidades', enfatiza. Elas devem receber um certificado e um troféu do Mulheres que Inspiram 2019.

HOMENAGEADAS
Anilla Sehnen Schmidt - Sol Nascente - Bairro Coronel Brito
Darcila Sackser - Estância da Amizade - Estância Nova
Dores Muller - Vida Nova - Bairro Santa Rita
Eli Ziege Schuch - Boa Amizade - Bairro União
Erica Francisca Parkert - Reviver - Linha Brasil
Gisela Heinen - Fazendo a Vida Feliz - Bairro Santa Tecla
Glaci Seidel - Viva la Vida - Bairro Centro
Glacy Canabarro - Sementeira do Amor - Vila Palanque
Glicéria Hickmann - Sempre Unidos - Travessa São José
Iracy Terezinha Kuhn - Sempre Alegre - Linha Travessa
Lúcia Althaus - Sementeira do Amor - Vila Palanque
Maria Dessoy - Recordar é Viver - Linha Herval
Maria Helena Lappe - Estância da Amizade - Estância Nova
Maria Konrath - Dörr Frölicher Kreiss - Linha Cecilia
Nair Penck - Renascer - Linha Leonor
Natália Apolonia Becker - Die Freudnen Von São Luiz - Santa Emília
Nilcia Henckes Schirmann - Viver a Vida - Bairro Brígida
Teresia Teonícia Maria Lauer - Estrela da Manhã - Vila Arlindo
Therezinha Maria da Silva Mello - Viva La Vida - Bairro Centro