fechar

Mudanças no processo eleitoral para conselheiro tutelar de Venâncio Aires

por: Carlos Dickow
Data: 11/04/2019 | 08:00

Quem tem interesse de se candidatar a uma vaga de conselheiro tutelar, em 2019, deve começar a se inteirar das exigências especificadas no edital do processo e, também, das novidades que vão chegar com a eleição deste ano, marcada para o dia 6 de outubro.

Uma capacitação, que será realizada após o encerramento da habilitação de candidatos (prova de conhecimentos e teste psicológico) e mínimo de dois anos de experiência (com 500 horas de atuação) em atendimento direto ou em entidades que trabalham com crianças e adolescentes são condições que terão de ser cumpridas pelos postulantes a vaga no Conselho Tutelar.

Representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Daiane Führ esclarece que a intenção do órgão com a capacitação, antes do pleito, 'é colaborar para que os candidatos, quando forem pedir votos nas comunidades, tenham o conhecimento necessário sobre as atribuições de um conselheiro tutelar'.

De acordo com ela, a preparação garantirá mais qualidade ao processo e servirá de base para aqueles que assumirem as cinco vagas no Conselho Tutelar. 'Temos questões muito amplas em relação às crianças e aos adolescentes e queremos contribuir no processo eleitoral', argumenta ela.

Para Daiane, tudo o que os candidatos absorverem de conhecimento durante o período de campanha será importante para eventual mandato de conselheiro tutelar. 'O que o Comdica quer é garantir um corpo técnico qualificado para atender as crianças e os adolescentes de Venâncio Aires', diz.

Daiane orienta que os interessados no processo busquem informações com antecedência, tenham o cuidado para apresentação da documentação exigida e evitem tem problemas com as inscrições. 'Fora estas duas novidades, o restante do processo é semelhante ao anterior, inclusive com utilização das urnas eletrônicas', ressalta.

'Com a capacitação, além de levar o conhecimento sobre as atribuições dos conselheiros aos candidatos, estaremos contribuindo para a formação de um corpo técnico de qualidade.'
DAIANE FÜHR
Conselheira do Comdica

As inscrições para conselheiro tutelar estão abertas e serão recebidas até as 16h30min do dia 6 de maio. Mais informações e íntegra do Edital podem ser obtidas na Prefeitura Municipal ou no site https://www.venancioaires.rs.gov.br/.

Principais datas

10 de maio: Publicação da lista dos (as) candidatos (as) com inscrições deferidas.

28 de maio: Divulgação do resultado dos recursos e publicação da lista definitiva dos (as) candidatos (as) com inscrições deferidas.

3 de junho: Publicação dos conteúdos da prova objetiva de conhecimentos.

27 de junho: Publicação da data, local e horário da prova objetiva de conhecimentos.

7 de julho: Data provável da prova objetiva de conhecimentos e posterior publicação dos aprovados.

23 de julho: Divulgação da data, local e horário do teste psicológico.

Agosto (data a definir): Teste psicológico.

Agosto (data a definir): Divulgação da data, local e horário da capacitação.

26 de agosto: Início do prazo para realização de campanha pelos (as) candidatos (as).

6 de outubro: Dia da votação.

7 de outubro: Divulgação do resultado da votação.

21 de outubro: Proclamação do resultado final do processo de escolha.

10 de janeiro de 2019: Posse e diplomação dos (as) eleitos (as).