fechar

Mês de conscientização sobre o abandono e maus-tratos dos animais

por: Taís Fortes
Data: 04/12/2018 | 17:30
Vivo

No mês de dezembro, as pessoas são convidadas a refletir sobre um assunto muito importante: o abandono e maus-tratos dos animais, por meio da campanha "Dezembro Verde", que busca combater e conscientizar a população a respeito deste assunto. No Brasil, conforme dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), há mais de 30 milhões de animais abandonados.

Em Venâncio Aires, de acordo com a presidente da Organização Não Governamental (ONG) Amigo Bicho, Nais Elisete de Andrade, a entidade, com o auxílio de voluntários, realizou o resgate de mais de 500 animais, levando em consideração os filhotes, as prenhas, os feridos e os idosos, foco de trabalho da ONG.

No caso dos animais saudáveis, Nais explica que o grupo publica fotos deles na página no Facebook (Amigo Bicho Venâncio Aires) na tentativa de encontrar o tutor ou responsável. 'Se tivéssemos uma sede, poderíamos resgatar também os perdidos, porque na verdade, eles precisam de um local seguro', comenta.

MESES DE FÉRIAS
Nais relata que é possível perceber que nos meses em que normalmente as pessoas entram de férias, como é o caso de janeiro e fevereiro, cresce o número de animais abandonados. 'Isso acontece devido aos fogos de artifícios usados durante os festejos de fim de ano. Os animais se assustam com o barulho e a luminosidade', observa.

A presidente da ONG Amigo Bicho também pondera que neste período é comum ver gatos sendo atropelados em via pública ou às vezes sofrerem acidentes até mesmo no seu lar. Pelo susto, pulam janelas ou ficam presos em cercas, por exemplo. 'Nas ruas, esse aumento do número de animais é visível. Por esse motivo, é comum ver brigas entre cães ou ataques de cachorros contra gatos acontecerem', acrescenta.

Para Nais, a campanha "Dezembro Verde" é muito importante, pois é realizada no mês que antecede a época mais crítica em relação ao abandono, que é janeiro e fevereiro. Além disso, ela menciona que a ação auxilia na conscientização sobre os riscos do abandono e orienta a população em relação aos animais que estão mais agitados e desorientados, indicando que podem estar perdidos ou abandonados. 'Fica o alerta contra o abandono. Ficar sozinho já é cruel para o bichinho, que não entende o que está acontecendo, imagina perdido nas ruas sendo enxotado e agredido?', reflete.

Foto: Divulgação / ONG Amigo BichoCachorra Angel foi um dos resgatadaspela ONG Amigo Bicho neste ano
Cachorra Angel foi um dos resgatadaspela ONG Amigo Bicho neste ano

Feira de adoção
Neste sábado, 8, a ONG Amigo Bicho realizará, das 8h30min às 16h, mais uma edição do Brechó e Feira de Adoção. A atividade ocorre no MI-AU Pet Shop, localizado na rua General Osório, 787, próximo ao Super Dobom.