fechar

Lançamento da pedra angular do Condomínio Avícola entra para história de Venâncio Aires

por: Edemar Etges
Data: 01/02/2019 | 16:55
Foto: Álvaro Pegoraro / Folha do MateMomento em que as autoridades descerraram a placa da pedra angular do condominio
Momento em que as autoridades descerraram a placa da pedra angular do condominio

Durante a solenidade realizada na manhã de hoje, foi lançada a pedra fundamental para a construção dos oito aviários do Condomínio Avícola Venâncio Aires, localizado em Linha 17 de Junho. O evento reuniu autoridades municipais, diretores e técnicos da Cooperativa dos Suinocultores de Encantado Ltda (Cosuel), representantes de entidades representativas dos produtores rurais e os associados do condominio e familiares.

O complexo está localizado numa área aproximada de 11 hectares, conta com 26 associados e será constituído de oito pavilhões para alojar 275 mil aves por lote. O investimento, de responsabilidade dos sócios, será de R$ 7,5 milhões. Para viabilizar o empreendimento, o município trabalha desde o início de 2017 e, por meio do Conselho Municipal de Agricultura (Comder) alocou R$ 285 mil para a aquisição da área.

'O lançamento da pedra fundamental é um dia que a gente esperou por muito tempo', afirmou o presidente do Condomínio Avícola Venâncio Aires, Lauri Schwendler. Ele teve as palavras endossadas pelo demais que se pronunciaram, que reforçaram a importância do empreendimento, que o mesmo é uma maneira de fazer a diversificação, oportunizando os produtores agregaram mais renda, ajudando assim no crescimento do município.

Os serviços de terraplenagem para a localização do Condomínio Avícola duraram entre seis a oito meses. Neste período, as máquinas da Patrulha Agrícola, ligada à Secretaria Municipal de Agricultura, praticamente trabalharam somente nesta área. Agora, com a conclusão destes serviços, a equipe voltará a efetuar os serviços de recuperação dos acessos dos produtores rurais.