fechar

Iniciativa da Esperança Azul pode auxiliar autistas de todo RS

Ideia de criar uma proposição estadual surgiu durante reunião realizada na última semana, na Assembleia Legislativa, no gabinete da parlamentar Kelly Moraes

por: Letícia Wacholz
Data: 14/05/2019 | 18:00

A Esperança Azul Associação Pró-Autismo de Venâncio Aires vai liderar a criação de uma proposta de lei que busca apoio da Assembleia Legislativa no custeio de terapias e aulas especializadas para autistas. Ainda em fase de pesquisa e coleta de dados sobre a demanda regional e também gaúcha, a iniciativa da entidade local pode render benefícios para autistas de todo o Rio Grande do Sul.

Foto: Divulgação / Gabinete Deputada Kelly MoraesDeputada Kelly Moraes recebeu a presidente da Esperança Azul, Ramone Mohr, e o vice-presidente Renan Hart da Rosa
Deputada Kelly Moraes recebeu a presidente da Esperança Azul, Ramone Mohr, e o vice-presidente Renan Hart da Rosa

A demanda foi discutida em reunião realizada na última quarta-feira, 8, no gabinete da deputada estadual Kelly Moraes (PTB), em Porto Alegre. Na ocasião, a presidente da Esperança Azul, Ramone Mohr e o vice Renan Hart da Rosa, solicitaram o repasse de verbas para ajudar a custear aulas de hidroginástica, que hoje têm um custo de R$ 70 mensais, por criança. Também buscaram apoio para a prática da Karatê, que teria o mesmo custo mensal, por aluno. 'Já temos um professor especializado de Karatê e o local, mas os pais teriam o custo mensal de R$ 70. Como já pagam outras terapias e atendimentos com profissionais particulares, não estão conseguindo participar desse projeto, então fomos atrás para conseguir alguma ajuda', explica Ramone.

Durante o pedido de apoio, surgiu a possibilidade de criar um projeto estadual para que crianças, não apenas de Venâncio, sejam atendidas. 'Ficamos de passar alguns dados de quantas crianças autistas temos no município de Venâncio Aires e municípios vizinhos e com esses dados pretendemos montar um projeto. Vamos montar o projeto juntos e apresentar na Assembleia Legislativa', explica.

Segundo Ramone, existem verbas de subvenção que os deputados podem indicar para entidades. 'Mas a deputada se informará de que forma se dará esse repasse', observa.

Agenda com governador

Um próximo passo também é se reunir com o governador Eduardo Leite. O atual chefe do Piratini é apoiador da causa e em Pelotas, onde foi prefeito, criou o Centro de Atendimento ao Autista que atualmente é referência no estado.