fechar

Fusão das centelhas abre a Semana Farroupilha hoje

por: Beatriz Colombelli
Data: 13/09/2018 | 09:00

De longe ou de perto, cavalarianos retornaram a seus galpões com uma centelha da Chama Crioula, ao longo do mês trazendo o símbolo máximo das festividades farroupilhas. Hoje, às 20h, a Associação Tradicionalista Venâncio Airense (ATVA), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes, recebe os capatazes de cavalgadas, integrantes das entidades e autoridades municipais para a unificação das centelhas. A solenidade ocorre no Galpão Morada Velha, no Parque Municipal do Chimarrão, com jantar de confraternização e apresentações artísticas.

Na noite, o ex-patrão do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Chaleira Preta, Oli Joaquim Franco, 61 anos, recebe a homenagem de patrono dos festejos farroupilhas 2018, concedida pelas entidades tradicionalistas. Segundo o presidente da ATVA, Dalmo Inácio Mayer, a partir da fusão, a guarda da Chama Crioula ficará a cargo das entidades conforme cronograma estabelecido. No dia 20, o candeeiro com a Chama Municipal estará à frente do desfile que traz a temática estadual 'Tropeirismo', na rua Osvaldo Aranha.

Foto: Beatriz Colombelli / Folha do MateChama oficial foi acesa em Iraí, no dia 11 de agosto, e distribuída às Regiões Tradicionalistas
Chama oficial foi acesa em Iraí, no dia 11 de agosto, e distribuída às Regiões Tradicionalistas

COMEMORAÇÕES

Neste ano, após o encontro de hoje, as festividades se voltam aos galpões ou acampamentos, onde as entidades realizam as suas programações. Nesta sexta-feira, 14, durante o dia, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Lenço Branco realiza o tradicional "Encontro das Escolas", na sede em Linha Cerro dos Bois, evento que se realiza há 26 anos na entidade. Uma extensão programação está agendada, segundo o patrão Jonas Heinen, com o tema "De gaúcho a dançador".

Na parte da manhã haverá apresentações do prendado da entidade, com atividades relacionadas à cultura gaúcha. Na sequência, prendas e peões da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), gestão 2018/19, realizam ações voltadas a todos os participantes. Na parte da tarde, será a vez dos alunos e professores apresentarem os trabalhos realizados em sala de aula, voltados às comemorações farroupilhas. Almoço de confraternização, ao meio-dia, será servido aos participantes, oferecido pela entidade.

PROGRAMAÇÃO DE HOJE

20h - Solenidade de fusão da Chama Crioula, apresentações artísticas e jantar de confraternização

Realização: Associação Tradicionalista Venâncio-Airense. Apoio Secretaria Municipal de Cultura e Esportes

Local: Galpão Morada Velha - Parque Municipal do Chimarrão

Pernoite: Cavalgada de Rio Pardo - Galpão da entidade

Recepção: CTG Erva-Mate