fechar

Domingo para conhecer o turismo rural de Venâncio

por: Cassiane Rodrigues
Data: 13/04/2019 | 19:00
Fenachim
Foto: Juliana Bencke / Folha do MateFigueira Centenária é um dos pontos turísticos que fazem parte da Rota do Chimarrão Dominical
Figueira Centenária é um dos pontos turísticos que fazem parte da Rota do Chimarrão Dominical

Neste domingo, 14, os pontos turísticos do Rota do Chimarrão Dominical estarão abertos ao público. Das 9h às 17h, a comunidade pode conhecer empreendimentos da região dos Ervais e Serra.
Estarão abertos para visitação neste domingo, na Rota do Chimarrão Ervais (região de Linha Travessa e Palanque), a Escola do Chimarrão, Chácara do Mel, Viveiro de Mudas Flor da Terra e Agroindústria de Conservas Coutinho.

Na região da Serra é possível visitar o Cerro do Baú, Balneário Paraíso, Mirante Lauro Erdmann e Figueira Centenária. Além do atendimento do Orquidário Cruz, localizado na RSC-287. De todos os atrativos, apenas o balneário possui cobrança de entrada.

O domingo dedicado à visitação aos pontos turísticos é uma iniciativa da Associação de Turismo Rural Rota do Chimarrão (Aturrchim). Segundo a coordenadora do Departamento de Turismo do município Angelica Diefenthaler , o primeiro dia de visitação do Rota Dominical deste ano foi realizado no dia 10 de março.

Ela destaca que a intenção é promover o turismo rural, pois a maioria dos empreendimentos está no interior do município. 'A iniciativa vai ao encontro a uma tendência no turismo, a de passeios curtos, nos finais de semana, em família ou grupos de amigos', ressalta.

INICIATIVA
A Rota do Chimarrão foi implantada em 2001. O projeto Rota do Chimarrão Dominical começou no ano passado com o objetivo de oportunizar a visitação espontânea aos empreendimentos da região dos ervais. Esta é uma oportunidade para passeios familiares, sem a necessidade de agendamento prévio.

O Rota do Chimarrão Dominical deve ser realizado sempre no segundo domingo de cada mês, com exceção do mês de maio devido a participação na Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim).