fechar

Diefenthaler: "Minha filosofia é muito trabalho e ser o melhor"

por: Daniel Heck
Data: 12/07/2018 | 17:32
Foto: Daniel Heck / Folha do MateSala do Quiosque Chopp Brahma lotou com mais de 70 pessoas para ouvir a história do proprietário da Refrimate, Gilmar Diefenthaler
Sala do Quiosque Chopp Brahma lotou com mais de 70 pessoas para ouvir a história do proprietário da Refrimate, Gilmar Diefenthaler

Liderar uma empresa que gera 400 empregos diretos e cerca de 5 mil indiretos é um grande desafio e para Gilmar Diefenthaler a missão de ser 'o melhor' lhe motiva para seguir o crescimento. Sem reclamar de política ou de qualquer outro problema, o empresário prega a filosofia de 'trabalhar muito e ser o melhor sempre', conforme discursou aos empresários de Venâncio Aires durante a última edição do Happy Hour da Caciva, que ocorreu na terça-feira, 10.

Prestes a completar 20 anos de atividade em Venâncio Aires, a Refrimate começou de forma pequena, mas com a proposta de ser a melhor. 'Eu comecei praticamente sozinho, eu tinha um secretário comigo e trabalhávamos no centro da cidade com intuito de fornecer ao mercado de refrigeração comercial equipamentos de qualidade e design diferenciados. Nós fomos os primeiros a mudar o padrão desta linha, com a aplicação de cores e outros detalhes que não eram vistos na época', recorda Gilmar.

Hoje a empresa venâncio-airense, localizada no acesso Dona Leopoldina, atende mais de 1,5 mil distribuidores no Brasil, com atuação em mais de 30 países. O grupo Refrimate é consolidado com suas diversas marcas Refrimate, GVD Transportes, Cremorella e Nacional Frio, atuando nos mais variados segmentos de mercado como: Distribuidores especializados em equipamentos para alimentações, indústrias de alimentos e bebidas, indústrias de sorvetes, máquinas para sorvete expresso, transporte e logística, serviços técnicos, linha de supermercados de médios e grande porte.

Para atingir tal status, o empresário Gilmar Diefenthaler explica que foi necessária dedicação diária, muito trabalho e pensar detalhadamente a empresa. 'Em qualquer profissão, a pessoa não pode ter medo de arriscar, tem que ter criatividade para criar novos produtos e assim trazer novidade ao mercado. Desta maneira, a Refrimate se consolidou no mercado e trouxe inovação, para isso acontecer foi necessário ter trabalho em equipe, dedicação e criatividade', detalha.

Além de pensar na qualificação e na inovação do seu negócio, o pensamento do empresário é no seu quadro de colaboradores. A Refrimate tem como proposta o incentivo ao estudo e à busca por crescimento. 'Tem muitas pessoas que ganham dinheiro a partir da nossa empresa, famílias são sustentadas através do trabalho desenvolvido na Refrimate. Eu quero que essas pessoas cresçam e se desenvolvam. Já recebi centenas de convites para formaturas, mas não fui em nenhuma, pelo fato de ter como objetivo a qualificação destas pessoas. Esse é o meu maior interesse: fazer com que as pessoas se desenvolvam', explica Gilmar.

FUTURO
Em 2019, a Refrimate vai completar 20 anos de atuação em Venâncio Aires e o empresário começa a planejar os próximos 20. O desenvolvimento do projeto é realizado junto com os colaboradores, já que, segundo Gilmar, são eles que vão tocar a empresa. 'A média de idade é de uns 30 anos, então são estas pessoas que vão dar continuidade a Refrimate, eles que vão estar com todo o gás para fazer isso crescer. Eu vou acompanhar os números e ajudar da minha forma, mas não será mais a minha missão para fazer isso acontecer', destaca.