fechar

Dia para refletir sobre os desafios de envelhecer

por: Letícia Wacholz
Data: 15/03/2019 | 07:30

Discutir e estabelecer metas para melhorar a rede de atenção e garantir os direitos das pessoas idosas são propostas da 1ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa que ocorrerá ao longo desta sexta-feira, na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires.

Organizada pela Secretaria e Habitação e Desenvolvimento Social juntamente com o Conselho Municipal do Idoso, a conferência tem como tema 'Desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas'. O evento, aberto ao público, inicia às 8h e contará na parte da manhã com a palestra da assistente social, doutora em Serviço Social e pós-doutora em Desenvolvimento Regional, Rosane Bernardete Brochier Kist. A programação está prevista para encerrar às 17h.

Segundo a presidente do Conselho Municipal do Idoso, a assistente social e coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Bárbara Hickmann, para o evento foram convidados profissionais de saúde, assistência social, universidades e grupos de terceira idade. Atualmente há 25 grupos constituídos e cadastrados na Prefeitura. 'O evento é um espaço para pensar o que oferecemos atualmente, sugerir ideias e sobretudo, ouvir os idosos', observa.

Reativado no ano passado, o Conselho Municipal do Idoso realiza reuniões mensalmente. Com metas definidas e projetos estabelecidos, o objetivo é exercer, também, o seu papel fiscalizador.

PLENÁRIA
A programação da tarde prevê uma dinâmica para discussões e deliberações com base nos Eixos Temáticos e uma plenária para definição de prioridades e de estratégias para qualificar o fluxo de atendimento das pessoas idosas. Haverá ainda a escolha de quatro delegados que representarão a Capital do Chimarrão na Conferência Estadual, marcada para ocorrer entre 31 de maio a 2 de junho.

Eixos de debate

1 -Direitos fundamentais na construção e efetivação das politicas públicas
2 - Educação, assegurando direitos e emancipação humana
3- Enfrentamento da violação de direitos dos humanos da pessoa idosa
4- Conselhos de direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação
das políticas públicas


Programação
8h - Credenciamento
9h - Abertura e Leitura do Regimento Interno
10h - Coffee Break
10h30min: Palestra com a Profª Drª Rosane BernaRdete Brochier Kist: 'Os desafios de envelhecer
no século XXI e o papel das políticas pública.'
12h - Intervalo para Almoço
13h30min - Momento cultural: Apresentação das 'Divas do SUS'
13h45min - Dinâmica do World Café: Discussões e deliberações com base nos Eixos Temáticos
15h - Plenária e definição de prioridades e de estratégias e propostas em nível de Estado
16h30min - Escolha dos Delegados
17h - Encerramento