fechar

Dia do Desafio vai mobilizar a população em 30 de maio

por: Juliana Bencke
Data: 15/05/2018 | 17:21

O convite está feito: daqui a exatas duas semanas, deixe o sedentarismo de lado, quebre a rotina e se exercite por, pelo menos, 15 minutos. Lançado na manhã desta terça-feira, 15, em evento regional, na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, o Dia do Desafio pretende mobilizar pelo menos 40% dos venâncio-airenses para a prática de exercícios físicos, em 30 de maio.

Foto: Juliana Bencke / Folha do MateApresentação do grupo Divas do SUS colocou a plateia em clima de Dia do Desafio, durante o lançamento da programação
Apresentação do grupo Divas do SUS colocou a plateia em clima de Dia do Desafio, durante o lançamento da programação

Neste ano, a Capital Nacional do Chimarrão enfrenta a cidade de Chacao, na Venezuela. Ao todo, 20 países do continente americano participam da competição, realizada no Brasil desde 1983. Em Venâncio Aires, a iniciativa é promovida pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), em parceria com a Prefeitura. 

"Antes de competir com outro município, precisamos competir com a gente mesmo, sair da zona de conforto. Precisamos incentivar as pessoas para que invistam em saúde, bem-estar e felicidade", ressaltou a gerente do Sesc em Venâncio Aires, Diane Lacerda Araújo. 

Durante a solenidade que reuniu representantes de municípios abrangidos pelas unidades do Sesc de Venâncio, Santa Cruz do Sul e Lajeado, o grupo Divas do SUS estimulou a plateia a 'cair na dança' e já entrar no clima do Dia do Desafio. O grupo é formado por mulheres de diferentes idades que se reúnem, semanalmente, para atividades físicas e roda de conversa na Academia de Saúde do posto Gressler. 

Foto: Juliana Bencke / Folha do MateEvento na manhã de terça-feira reuniu autoridades e representantes de municípios da região
Evento na manhã de terça-feira reuniu autoridades e representantes do Sesc de municípios da região

Quem também incentivou a população a adotar a prática de exercícios físicos foi a atleta amadora Loiva Adams, 68 anos, e a patinadora Fernanda Bortoluzzi, 11 anos. Em seus depoimentos, elas compartilharam parte de suas trajetórias e destacaram a importância do espírito esportivo. "Estou sempre à procura de novos desafios. Superá-los é o que faz a vida ter sentido", disse Loiva, que participa de competições de corrida. 

Patinadora desde os 4 anos, Fernanda já conquistou mais de 80 medalhas, entre elas, bronze no Campeonato Sul-Americano de Patinação. "Nunca devemos nos abalar e desistir depois dos resultados. O que mais me deixa feliz é treinar e saber que dei o melhor de mim", afirmou a estudante. 

Assim como os exemplos de quem já tem o hábito de praticar exercícios físicos diariamente servem de inspiração, a proposta é que os 15 minutos de atividades no Dia do Desafio sirvam de estímulo para o início de uma vida mais ativa. "A intenção é que o Dia do Desafio proporcione o início de uma atividade física, que as pessoas tenham a chance de experimentar atividades diferentes e encontrem alguma que gostem, para começar a praticar", comenta a educadora física Joice Fortes, instrutora de academia do Sesc.

Confrontos

Venâncio Aires X Chacao (Venezuela)

Passo do Sobrado X São Pedro da Butiá (RS)

Vale Verde X São Pedro das Missões (RS)

Mato Leitão X Taiuva (SP)

Sobre a ação

- O Dia do Desafio começa a 0h01min do dia 30 e se estende até as 20h. A partir deste ano, os confrontos entre os municípios passarão a ser trianuais, estendendo-se até 2020.

- Em Venâncio Aires, a programação principal ocorrerá na Travessa São Sebastião Mártir. Em caso de chuva, as atividades serão transferidas para o ginásio do Colégio Bom Jesus.

- Além disso, o Sesc disponibilizará orientador físico para realizar os 15 minutos de atividades em escolas, empresas e demais instituições interessadas. Para isso, é preciso entrar em contato com a unidade.  

- Também é possível realizar atividades em grupo, de forma autônoma, e informar o Sesc sobre o número de participantes, para que seja contabilizado.

- Paralelamente às atividades físicas, ocorrerá campanha de arrecadação de tênis, que serão repassados a crianças e adolescentes. Doações já podem ser feitas no Sesc.