fechar

Mais de 15 mil pessoas participam da procissão de São Sebastião

por: Edemar Etges
Data: 20/01/2016 | 19:35
Foto: Edemar Etges / Folha do MateMais de 15 mil pessoas participaram da procissão
Mais de 15 mil pessoas participaram da procissão

Em cada edição, o ponto alto dos festejos em homenagem a São Sebastião Mártir é a missa campal seguida da tradicional procissão pelas ruas centrais da cidade. Na 140ª Festa de São Sebastião Mártir, que se encerrou nesta quarta-feira, 20, não foi diferente e, segundo estimativas dos organizadores, foi registrada a participação de mais de 15 mil devotos do santo protetor.

A missa campal foi celebrada pelo bispo diocesano, Dom Canísio Klaus, e concelebrada por diversos padres da Diocese de Santa Cruz do Sul. Na homilia, Dom Canísio refletiu o tema geral da festa 'Somos família na paz e a na oração, a exemplo de Cônego Albino e São Sebastião'. 'Com este tema, queremos interceder a São Sebastião as mais ricas bênçãos sobre o nosso povo', frisou. Dom Canísio lembrou que o tema também norteou todas as celebrações de preparação para a festa e durante as missas realizadas nos cinco dias de festejos em honra ao padroeiro. 'Foram semanas de muita oração que nos aproximaram ainda mais de Deus.'

Procissão

Caminhado pés descalços, vestindo os filhos de anjos, carregando o andor do santo ou simplesmente cantando e refletindo sobre as mensagens, milhares e fiéis percorreram as ruas centrais de Venâncio Aires. Alguns para pagar uma promessa, outros para agradecer por uma graça alcançada por intercessão de São Sebastião Mártir. Mesmo com o calor escaldante do asfalto, Ezequiel Meurer foi um dos tantos devotos que caminhou de pés descalços. Meurer conta que quando criança foi muito doente e que seu pai fez uma promessa a São Sebastião que se ele se curasse, participaria da procissão pelo resto de sua vida e, por isso, caminha todos os anos de pés descalços. Dyeini de Lima vestiu seu filho de seis meses de anjo e afirma que também foi para pagar uma promessa por seu filho ter nascido saudável.
Quem também compareceu na missa e na procissão foi a família Ilha, que é integrante ativa da igreja católica através do grupo de Renovação Carismática. Também vestida de anjo, Gabriela, 7 anos, conta que acompanha a procissão de São Sebastião Mártir desde que estava na barriga da mãe, Juliana, que enquanto devota de São Sebastião, percorreu o trajeto da procissão de pés descalços em forma de agradecimento a todas as graças alcançadas.