fechar

Comissão de Mulheres Trabalhadoras Rurais define ações para 2019

por: Edemar Etges
Data: 05/02/2019 | 14:30
Foto: Divulação / DivulgaçãoDurante reunião da Comissão de Mulheres, Ricardo de Almeida falou sobre o sistema Senar
Durante reunião da Comissão de Mulheres, Ricardo de Almeida falou sobre o sistema Senar


A Comissão Municipal de Mulheres Trabalhadoras Rurais se reuniu na tarde da sexta-feira, 1º, na sede do Sindicato dos Trabalhadores (STR) de Venâncio Aires, para organizar a agenda de atividades das mulheres rurais para o ano.

A secretária do STR, Sandra Helena Wagner, destaca que a coordenação da Comissão Municipal de Mulheres está a cargo de Rosinei Derlann Neumann, que em conjunto com a diretoria da entidade, pauta ações que buscam envolver, ainda mais, as mulheres rurais nas atividades sindicais. Mostra disso, acentua Sandra, é que a categoria está organizada para participar do 24º encontro em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, programado para o dia 8 de março, em Vera Cruz. Além disso, a classe participará do 19º Encontro da Mulher Rural que será realizado no dia 15 de maio, em Linha Marmeleiro e da Marcha das Margaridas agendada para o mês de agosto, em Brasília.

SEMINÁRIO

As mulheres também estão articulando a realização de um seminário sobre solos e a produção orgânica de alimentos. O seminário deverá ocorrer no mês de abril. A ideia da realização deste evento, observa Sandra, surgiu a partir de uma atividade desenvolvida pela Comissão Regional de Mulheres, em 2018. 'Achamos muito interessante a palestra ministrada pelo engenheiro agrônomo Jair Matos de Borba, que trouxe sua experiência, demostrando os cuidados que devemos ter com o solo e, especialmente, trazendo a importância da produção e do consumo de alimentos orgânicos, incluindo o uso de chás disponibilizados pela natureza', frisa.

O seminário será disponibilizado para todas as pessoas interessadas e, segundo Sandra, será estendido um convite aos agricultores que integram a Cooperativa de Produtores de Venâncio Aires (Cooprova).

SENAR

A secretária ainda destaca a participação, na reunião, do supervisor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RS), Ricardo de Almeida, e do assessor da Regional Sindical do Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí, Martin Dorneles. Eles contribuíram com informações e orientações.
Almeida falou sobre o sistema Senar/RS, que traz a possibilidade de cursos e a promoção de eventos e, ainda, sobre a contribuição que os agricultores podem fazer à entidade num percentual de 0,02%, de 0,1% para o Risco Ambiental do Trabalho (RAT) - um fundo de apoio ao trabalhador e 1,2% para a Previdência Rural.

Dorneles tratou sobre a necessidade de mobilização das mulheres rurais frente à questão da Previdência Rural e o Sistema Único de Saúde (SUS), temas que nortearão o as comemorações do dia 8 de março.