fechar

Comerciantes pedem revitalização na área central de Venâncio

por: Carlos Dickow
Data: 24/11/2018 | 09:00
Vivo

O prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert, recebeu na manhã desta sexta-feira, 23, em seu gabinete, um grupo de empresários e proprietários de imóveis da região central. Eles foram até a Prefeitura pedir apoio para uma série de demandas comuns, que têm como finalidade melhorar a estética, o trânsito de veículos e o fluxo de pedestres, especialmente, na rua Osvaldo Aranha, entre as ruas Jacob Becker e Reinaldo Schmaedecke. Um abaixo-assinado contendo as reivindicações foi entregue a Wickert.

De acordo com o empresário Airton Bade, proprietário da Lojas Bade e vice-presidente de comércio da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), o grupo pede a retirada de algumas árvores ao longo do calçadão, o alargamento da rua e a criação de novos espaços para estacionamento de veículos. 'Em relação às árvores, não estamos propondo nada drástico, mas é necessário atentar para a questão, pois há imóveis com rachaduras em virtude do alastramento das raízes. Pensamos que deve ocorrer uma renovação em toda a quadra, pois a situação é bem grave', alerta o empresário.

Proprietária da Por Menos, Gilvane Wildner participou do encontro e também é favorável a uma revitalização no local. Ela ressalta que o movimento do comércio neste ponto vem diminuindo cada vez mais, tanto por conta do 'afunilamento da rua' quanto pela estética do calçadão, que na sua opinião 'está um lixo'. Sobre a questão das árvores, Givane diz que concorda com o corte daquelas que claramente estão oferecendo risco aos imóveis ou em perigo de cair. 'Não estamos pedindo para saírem arrancando todas as árvores, queremos evitar ainda mais prejuízos às lojas e garantir a segurança das pessoas', comenta.

Foto: DivulgaçãoGrupo foi recebido pelo prefeito Giovane Wickert, que promete analisar as demandas e buscar soluções em conjunto com a comunidade
Grupo foi recebido pelo prefeito Giovane Wickert, que promete analisar as demandas e buscar soluções em conjunto com a comunidade

RENOVAÇÃO

Armin Fischer, proprietário da Eletro Armin, também faz parte do grupo que pede melhorias na área central da Capital Nacional do Chimarrão. Assim como os demais comerciantes e empresários, não exige ações bruscas em relação às árvores, mas concorda que, em alguns casos, é preciso realizar o corte. 'É preciso renovar. Se está claro que uma árvore deve ser retirada, porque está oferecendo riscos, se arranca a velha e se planta uma nova. A renovação é o curso natural da vida. O que acontece com o avô, o pai e o neto? O avô passa, depois o pai e, depois, o neto. A cidade é a mesma coisa, precisa ser revitalizada, senão fica feia', argumenta, acrescentando que, no caso das tipuanas do calçadão, os danos estão ocorrendo porque as raízes precisam 'buscar umidade'. 'Não quero destruir. Se sair uma árvore, planta outra no lado. Mas deixa espaço para a água infiltrar e a raiz não se alastrar', esclarece.

'As árvores que estão no meio da praça não causam problema, pois não têm lajes ao seu redor. O que não pode é plantar a árvore e concretar tudo na volta, daí as raízes vão causar danos sempre.'

ARMIN FISCHER

Proprietário da Eletro Armin 

Pavimentação

Os comerciantes e empresários também pedem agilidade à Prefeitura no sentido de conclusão dos trabalhos de pavimentação da rua Osvaldo Aranha, entre as ruas General Osório e Reinaldo Schmaedecke. O trecho recebeu obras de canalização e terá, em breve, camada asfáltica. No entanto, a demora para a execução dos serviços gera desconforto, em especial, pelo fato de que em dias de sol, o comércio é tomado pela poeira; já em dias chuvosos, é o barro que incomoda. A terra ficou na via após as obras de canalização.

 

'A situação é grave, sem dúvida'

Foto: Divulgação / Divulgação Árvore que, segundo os comerciantes e empresários, corre o risco de cair, já destruiu calçada e floreira
Árvore que, segundo os comerciantes e empresários, corre o risco de cair, já destruiu calçada e floreira

Proprietário de dois imóveis na rua Osvaldo Aranha, Volnei Sehn acompanhou os empresários na reunião com o prefeito Giovane Wickert, nesta sexta-feira. Foi ele que passou pelo comércio da região colhendo assinaturas para embasar os pedidos do grupo. 'Consegui 95 assinaturas, mas se tivesse passado em mais pontos, certamente teria obtido muitas outras. Onde estive recebi apoio das pessoas', declara. Para ele, as medidas propostas pelo grupo são no sentido de melhorar a região como um todo.

'A situação é grave, sem dúvida. Não apenas pelo fato de que alguns imóveis estão sofrendo danos, mas também porque o comércio da região vem em decadência. Eu, por exemplo, noto que os meus inquilinos não têm o que fazer, pois ficaram em um lugar que é nobre, mas está abandonado', diz.

Em um dos imóveis de Sehn é possível visualizar as rachaduras causadas pelo avanço das raízes das árvores. 'Em relação às árvores, tem uma que vai cair a qualquer momento. Por isso, protocolei um pedido de providências específico para que esta situação seja resolvida. As calçadas e floreiras estão sendo destruídas', complementa.

MEIO AMBIENTE

O empresário também faz questão de deixar claro que se preocupa com o meio ambiente, mas diz que, em relação a este ponto da cidade, se o Município não se mobilizar para uma revitalização, 'a situação só vai piorar'. 'Sabemos, também, que muitas pessoas vão ser contrárias ao que estamos pedindo, em especial no que se refere às árvores.

Porém, se tivessem noção do que está ocorrendo e que é uma situação de risco, inclusive, tenho certeza que nos apoiariam', pondera, acrescentando que 'o que queremos, e por isso buscamos a ajuda da Administração, é uma revitalização completa, com vagas de estacionamento, alargamento da via e aquecimento do comércio local, não apenas o corte de árvores'.


'O comércio da região central de Venâncio Aires, atualmente, está dividido em dois polos: o que fica acima do calçadão, onde há o espaço necessário para as atividades, e o que está no calçadão ou abaixo dele, onde os lojistas estão enfrentando sérias dificuldades.'

VOLNEI SEHN

Proprietário de imóveis na rua Osvaldo Aranha

 


ATITUDE

 1 Líder de governo na Câmara, o vereador Ezequiel Stahl afirma que é procurado com frequência por cidadãos insatisfeitos com as atuais condições do calçadão de Venâncio Aires. Ele esclarece que a esposa tem loja nas imediações e, por conviver e conhecer a realidade dos comerciantes, entende que uma medida deve ser tomada com brevidade.

2 Stahl salienta que a Administração tem projeto de revitalização do local em elaboração e que poder público e sociedade devem se unir para a tomada de uma decisão. 'Acho, pessoalmente, que precisamos mudar. O nosso calçadão está sumindo, está feio. Temos as árvores que formam um túnel verde que é muito bonito, mas que gera uma série de problemas para quem está estabelecido naquele ponto', comenta.

3 Na opinião do parlamentar, 'se quisermos realmente revitalizar, as tipuanas do lado esquerdo terão que sair, pois não adianta fazer reformas que serão destruídas, lá na frente, pelas raízes das árvores'. Ele acrescenta que as tipuanas não são árvores para o ambiente urbano e que podem ser trocadas por exemplares de outras espécies. Em poucos anos, teremos nosso túnel verde de novo', argumenta.

4 A insatisfação dos comerciantes e empresários, de acordo com o vereador, só aumenta, o que demonstra que medidas devem ser lançadas o quanto antes. 'Vamos perder por um lado, inicialmente, mas não podemos esquecer que temos ali uma igreja que é um cartão-postal, a segunda maior do estilo na América Latina. O visual vai mudar, mas acredito que em pouco tempo as pessoas se acostumam', sugere, acrescentando que 'em relação ao trânsito, é simples, pois o setor pode fazer uma avaliação e ver o que é melhor'.

Estudo

? O prefeito Giovane Wickert lembra que o encontro com comerciantes e empresários ocorreu no Gabinete de Portas Abertas, espaço criado pela Administração, justamente, para receber demandas da comunidade. Wickert afirma que ouviu atentamente os pleitos do grupo, contribuiu com o debate e assumiu o compromisso de buscar melhorias para a região.

? O chefe do Executivo ressalta ainda que o Município tem um estudo em andamento contemplando o calçadão, que deve ser levado ao conhecimento da sociedade em breve. Também diz que o anúncio das reforma na Praça Coronel Thomaz Pereira foi recebido com entusiasmo pelo comércio e que pretende seguir trabalhando em benefício da comunidade.

'Obrigado ao grupo de empresários pela conversa, pelas ideias e pelo voto de confiança em nossa equipe e na nossa atuação. Estamos focados em fazer mais por Venâncio Aires, todos os dias.'

GIOVANE WICKERT

Prefeito de Venâncio Aires