fechar

Caminhódromo 'surge' no Acesso Dona Leopoldina

por: Carlos Dickow
Data: 08/03/2019 | 09:00

Uma das obras mais esperadas pela comunidade de Venâncio Aires - em especial pelas pessoas que costumam se exercitar às margens da ERS-244 - pode ser concluída antes da Fenachim 2019. Basta circular pelo Acesso Dona Leopoldina para constatar que o caminhódromo definitivamente 'surgiu' na região.

De acordo com o engenheiro civil Cássio dos Santos, que acompanha a execução dos trabalhos, do trevo de acesso à Capital Nacional do Chimarrão até as proximidades do prédio da Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova), o caminhódromo já tem sua base asfáltica (imprimação) concluída.

A próxima etapa, esclarece ele, é o tratamento superficial duplo, que consiste em uma camada final de pavimentação. 'Temos cerca de dois terços da obra prontos. Em seguida vamos entrar na fase de acabamentos. Se não estiver completa, a maior parte da obra estará concluída até a Fenachim', diz o engenheiro.

PERGOLADOS
Os pergolados também já apareceram ao longo do trajeto. Um está próximo ao pórtico de acesso ao município, enquanto o outro fica perto da Cooprova. Santos lembra que resta a colocação de bancos e lixeiras nas estruturas, que serão usadas como espaços de descanso no caminhódromo do Acesso Leopoldina.

Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MatePergolado que fica próximo ao trevo de acesso a Venâncio Aires embeleza a área do caminhódromo e vai oferecer estrutura para descanso
Pergolado que fica próximo ao trevo de acesso a Venâncio Aires embeleza a área do caminhódromo e vai oferecer estrutura para descanso

Balizadores

O percurso do caminhódromo conta com balizadores, estruturas que servem tanto para guiar os usuários quanto para evitar que veículos avancem sobre os espaços. 'Futuramente, também serão utilizados como floreiras', explica o engenheiro Cássio dos Santos. O caminhódromo irá até as proximidades da antiga Tabacos Rio Grande.

A obra é viabilizada com recursos de emenda parlamentar do ex-deputado federal João Derly e tem investimento de R$ 248.133,70. Ele destinou os recursos quando ainda era filiado à Rede Sustentabilidade. Atualmente, está no PRB e é secretário estadual de Esporte e Lazer.