fechar

Câmara concede título de Cidadão de Venâncio Aires a João Gomes Mariante

por: AI Câmara de Vereadores
Data: 18/05/2017 | 17:01
Foto: Daniel Heck / Folha do Mate No ano passado, Mariante lançou em Venâncio, ao lado dos companheiros de Rotary, seu último livro
No ano passado, Mariante lançou em Venâncio, ao lado dos companheiros de Rotary, seu último livro 'Getúlio Vargas - O lado oculto do presidente'

Por iniciativa do vereador André Puthin (PMDB), o porto-alegrense, João Gomes Mariante, recebe na noite desta sexta-feira, 19, o Título de Cidadão de Venâncio Aires. A condecoração, concedida pela Câmara de Vereadores, será entregue durante a abertura oficial da 56ª Conferência Distrital do Rotary, na Sociedade Olímpica de Venâncio Aires (Sova), a partir das 20h.

João Gomes Mariante fundou em 12 de junho de 1949 o Rotary Club de Venâncio Aires e organizou campanhas e medidas simples e efetivas de higiene e saúde pública como, por exemplo, a distribuição de latões com óleo queimado para combate ao mosquito. Da entidade, além de fundador, também foi o segundo presidente. Na época em que morou na Capital do Chimarrão, era o responsável pelo Posto de Higiene da cidade.

O escritor, psicanalista, professor e jornalista atualmente, aos 99 anos, mora em Porto Alegre. Na capital gaúcha, é editor do Jornal MenteCorpo. Periódico este com 15 anos de circulação e tiragem de 35 mil exemplares distribuídos no Brasil inteiro e no exterior. Em paralelo a sua intensa atividade clínica iniciada nos anos 40 no Rio de Janeiro, também se dedicou a produção literária. No ano passado lançou em Venâncio, o livro 'Getúlio Vargas - O lado oculto do presidente'. Antes, já havia escrito 'Os Três no Divã: um estudo sobre Getúlio Vargas, Flores da Cunha e Osvaldo Aranha'.