fechar

Álvaro e Elaci da Silva falam sobre a missão de servir e de se doar à comunidade

por: Edemar Etges
Data: 11/01/2019 | 10:00
Foto: Edemar Etges / Folha do MateÁlvaro e Elaci com as filhas Paloma, casada com Gilmar, Pâmela, casada com Jean, e a caçula Ana Denise
Álvaro e Elaci com as filhas Paloma, casada com Gilmar, Pâmela, casada com Jean, e a caçula Ana Denise


'´Sal na terra e luz no mundo`. Todos recebemos chamados, seja para servir, seja para doar. Que possamos aceitar nossos chamados com a certeza de que Deus estará à frente de nossas decisões. Muitos serão os chamados, mas poucos serão os escolhidos. Nossa festa está chegando, fizemos uma longa caminhada'. É com estas palavras que o casal Álvaro e Elaci da Silva, resume a missão de serem festeiros da 143ª Festa de São Sebastião Mártir, programada para os dias 18 a 20 de janeiro, no pavilhão de eventos.

FAMÍLIA

Álvaro Antônio da Silva é natural de Santa Cruz do Sul, tem 55 anos, é funcionário público do estado aposentado, casado com Elaci Teresinha Vicente da Silva, natural de Venâncio Aires, artesã, 55 anos. São casados há 32 anos e se casaram na igreja matriz São Sebastião Mártir em junho de 1986, cerimônia presidida pelo padre Roque Hammes. O casal tem três filhas: Pâmela Maquéli, casada com Jean Paulo de Sá; Paloma Gabriele, casada com Gilmar José da Silva; e, Ana Denise, que veio para completar a família.

BAIRRO

O casal reside no bairro São Francisco Xavier há 30 anos, o qual conta com escola, posto de saúde, farmácia, comércio em geral. Como diferencial, Álvaro e Elaci citam o Cemitério Municipal, que se localiza próximo da comunidade. Quando fixou residência no bairro, primeiramente, o casal morou
com os avós da Elaci - Amarino e Fortunata da Silva, que já residiam no bairro. Seu Amarino também conhecido por Amaro, era muito atuante nas comunidades sendo inclusive um dos fundadores de algumas delas.

ENVOLVIMENTO

Fortalecidos pela religiosidade do casal Amarino e Fortunata, Álvaro e Elaci iniciaram a sua participação na comunidade São Francisco Xavier. Elaci atuava como catequista, ministra, zeladora de capelinhas, participou da diretoria e atou como coordenadora de grupo de família. Álvaro era animador das missas e integrou a diretoria da comunidade. Por duas vezes, foram festeiros da comunidade e, como casal, participa do grupo de Movimento de Cursilho de Cristandade (MCC). Foram convidados para fazer o Curso de Liderança Jovem (CLJ) e hoje participam como tios da juventude, apoiando os jovens nas diversas atividades da paróquia. As filhas Pâmela e Paloma também atuaram como coroinhas, catequistas e animação. Durante uma missa, ao ver tantos jovens participando, elas foram desafiadas pelo padre João Alberto Konzen, a criarem um grupo de jovens na comunidade. Foi onde onde surgiu o grupo Conexão Jovem. Hoje, também fazem parte do MCC apoiando e assessorando os jovens da paróquia juntamente com seus esposos Jean e Gilmar, que também são do MCC.

CAMINHADA

Ao avaliar a caminhada de preparação da festa, o casal relembra que o primeiro momento marcante foi o convite feito para serem festeiros, lembrando da alegria deles e a de quem os convidou ao darem o seu sim. 'A chegada para a busca dos festeiros em casa, a caravana se deslocando pelas ruas centrais da cidade e a chegada no pavilhão de eventos com acolhida de nossas filhas e genros, irmãos e irmãs em Cristo, foi outro momento marcante', salientam Álvaro e Elaci. Ele acentuam que a caminhada deles foi com passos curtos, sentindo em cada momento uma emoção diferente e que foram acolhidos com muita alegria em todos os lugares que visitaram. Foram recebidos com sorriso nos rostos de todos que vinham nos abraçar, palavras de incentivo, gratidão por termos prestigiado suas festas e celebrações. 'Mas, entre todos os momentos, o que mais marcou foi a primeira Trezena, dando início a nossa caminhada religiosa com presença de festeiros das edições anteriores e nossos jovens que animaram a santa missa, com a força da juventude presente e a igreja com tantos devotos que nos encheram de alegria e esperança.'

CONVITE

Álvaro e Elaci convidam os devotos(as) de São Sebastião Mártir, o povo de Venâncio Aires e de cidades vizinhas para prestigiar e participar da 143ª Festa de São Sebastião Mártir. 'Queremos abraçar um por um nos três dias, agradecendo calorosamente pelo carinho de todos. Convidamos, também, que todos caminhem conosco no momento mais sublime e abençoado, que são a missa campal e a procissão no domingo, 20, em honra ao padroeiro', salientam.

' A emoção em cada Trezena é maravilhosa, mas vamos deixar como sendo uma emoção maior a missa de ação de graças, presidida pelo bispo Dom Aloísio Alberto Dilli'.
ÁLVARO E ELACI DA SILVA
Casal festeiro da 143ª Festa de São Sebastião Mártir