fechar

Alianças: de compromisso ou de casamento, elas são o elo do amor

por: Letícia Wacholz e Taís Fortes
Data: 12/06/2018 | 08:00  Atualizado: 12/06/2018 | 19:00
Foto: Cristian Frantz Fotografia / Marcus BertholdAliança é sinônimo de amor, compromisso e fidelidade
Aliança é sinônimo de amor, compromisso e fidelidade

Símbolo de união, a aliança é um dos itens mais significativos para representar o compromisso ou o matrimônio. Não é à toa, que muitos apaixonados escolhem o Dia dos Namorados para surpreender o amor com a troca de alianças.

Alguns apostam na aliança de prata, conhecida como a aliança de compromisso. Outros aproveitam a data para oficializar o noivado, com o anel em ouro. Mas a criatividade vai muito além destes dois tipos e tem quem prefere modelos bem alternativos, feitos de outros materiais.

Pensando nisso, a Folha do Mate fez um levantamento em estabelecimentos que comercializam joias em Venâncio Aires para saber como está a procura e venda de alianças nesta época do ano, especialmente, às vésperas do Dia dos Namorados, comemorado hoje. Todos os comércios consultados informaram ter percebido um aumento na vendas dos itens, em especial, nas de prata, conhecidas como anéis de compromisso.

Além disso, as lojas relatam que, normalmente quem compra as alianças, pede para que o nome do casal seja gravado nelas. Em alguns casos também é solicitado que seja gravada alguma data importante, como a do início do namoro, ou, no caso do casamento, a data em que a cerimônia dos votos será feita. Alguns ainda solicitam que seja feita a gravação do símbolo do infinito.

COMÉRCIO AQUECIDO
Segundo o sócio-proprietário de uma ótica e joalheria do centro da cidade, Lucas Schedler, a venda das alianças de compromisso mais que dobra por causa da comemoração do Dia dos Namorados. O vendedor de uma outra relojoaria e joalheria, Silverio Renz, conta que no estabelecimento é possível perceber um aumento de aproximadamente dez por cento na venda de alianças de ouro e trinta por cento nas de prata.

A proprietária de uma relojoaria, Carla Beatris Knudsen, observa outra tradição comum para a época. Segundo ela, nos meses de maio e junho, muitos casais que comemoram 25 ou 30 anos de casados renovam as alianças.

Segundo o empresário Cléo Kothe, o 12 de junho tem grande importância para o setor. 'O Dia dos Namorados é algo bem pontual e com certeza há grande procura para presentes, principalmente para fazer uma surpresa com anéis de compromisso ou noivado.'


VOCÊ SABIA?
A tradição do uso das alianças é antiga. Há registros de que egípcios e hindus já faziam uso de anéis para marcar a união entre pessoas, cerca de 3.000 a.C. A circularidade do anel significava o infinito, o laço eterno de amor que uniria o casal.

Na Grécia, o uso de alianças matrimoniais foi introduzido por Alexandre, o Grande. Os gregos usavam a joia no terceiro dedo da mão esquerda, onde, supostamente, passaria uma veia que chegava ao coração. As alianças, então, eram confeccionadas em ferro imantado, o que garantiria que os corações dos noivos permanecessem para sempre conectados, mantendo a atração. Daí veio a tradição de usar-se a aliança de casamento na mão esquerda.

Fonte: Portal R7


O 12 de junho de Katiéle e Talisson

Hoje, Katiéle Pastorio, 17 anos e Talisson Dornelles, 21 anos, não comemoram, apenas, o Dia dos Namorados, mas também, um ano de uma das noites mais especiais da vida deles.

Prestes a ser tornarem mamãe e papai - ela está grávida de 36 semanas de um menino, que será chamado de Thiago - o casal relembra hoje o dia que Talisson, de joelhos, entregou à amada, as alianças de compromisso.

Segundo a jovem, o casal se conhece há cinco anos, mas o namoro, oficialmente, começou em 1º de janeiro de 2017. Como muitos casais, eles têm um música especial que 'marca sempre todos os momentos da nossa vida.'

Foi justamente com a música Adivinha, do grupo Os Travessos, que Talisson surpreendeu ela. A armação do namorado começou ainda no dia 11 de junho, quando ocorreu um show em Santa Cruz com o ex-vocalista do grupo, o cantor Rodriguinho. 'Do nada ele começou a brigar comigo, foi tão feio que eu comecei a chorar. Parecia que estava tudo esquematizado. Quando chegou a meia-noite começou a nossa música, ele se ajoelhou na minha frente e entregou nossas alianças de compromisso. E, um ano depois, nós estamos casados e grávidos', relembra ela que hoje vai comemorar a data no "cantinho do casal", à espera do fruto deste amor.

Foto: Divulgação / Arquivo PessoalTalisson entregou alianças para Katiéle há um ano, no Dia dos Namorados
Talisson entregou alianças para Katiéle há um ano, no Dia dos Namorados