fechar

Ajuda da comunidade: menina Amanda passa por cirurgia amanhã

por: Letícia Wacholz
Data: 13/09/2018 | 17:00

O sentimento de Amanda é  de nervosismo, mas também, de muita gratidão pela comunidade venâncio-airense. A menina Amanda dos Santos, 9 anos, que teve sua história contada nas páginas da Folha do Mate no mês de abril, conseguiu angariar os recursos para realizar a cirurgia que deve permitir que ela caminhe.

O resultado de uma mobilização que contou com doações e apoio da comunidade já tem dia e hora para acontecer: amanhã, às 9h. Segundo a mãe dela, Ana Paula Pereira, a cirurgia ocorrerá no hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre e será feita pelo médico Lauro Machado Neto.

Para chegar aos quase R$ 31 mil necessários para o procedimento, diversas campanhas e ações foram feitas para angariar valores, desde a abertura de uma conta bancária da própria Amanda, pastelada, galinhada, pedágios solidários e uma ação entre amigos. 'Ela vai fazer a cirurgia no dia 14 e sai dia 17 do hospital. Depois da cirurgia, ela precisa fazer fisioterapias. São quatro meses de recuperação', explica a mãe.

Para custear a recuperação dela, o Sindicato dos Metalúrgicos de Venâncio Aires organiza uma pastelada. A ação ocorre no dia 28 de setembro. Moradora do condomínio popular Altos da Aviação, no bairro Aviação, Amanda conta com cadeira de rodas para se locomover. A menina nasceu prematura, teve paralisia cerebral e precisa fazer uma cirurgia nos joelhos e nos dois pés para corrigir os membros inferiores. Além da corrigir os pés tortos, ela precisa ser submetida a uma tenoplastia ou enxerto de tendão.

Foto: Letícia Wacholz / Folha do MateAmanda fará cirurgia amanhã, em Porto Alegre
Amanda fará cirurgia amanhã, em Porto Alegre