fechar

Agrofeira: Produtor de Mato Leitão leva primeiro lugar da 1ª Exposição de Gado Leiteiro

por: Letícia Wacholz
Data: 19/05/2018 | 17:47
Foto: Letícia Wacholz / Folha do MatePremiação oficial ocorre neste domingo pela manhã
Premiação oficial ocorre neste domingo pela manhã
Foto: Letícia Wacholz / Folha do MateVilson Becker levou o primeiro lugar. Roseta foi entregue pelo secretário de Agricultura, André Kaufmann
Vilson Becker levou o primeiro lugar. Roseta foi entregue pelo secretário de Agricultura, André Kaufmann

Na tarde deste sábado foram anunciados os vencedores da I Exposição de Gado Leiteiro de Venâncio Aires. Eles serão oficialmente premiados na manhã deste domingo, às 11h, quando ocorre a entrega dos troféus do primeiro a quarto lugar.

O primeiro lugar ficou com Vilson André Becker, de Mato Leitão. O segundo e terceiros lugares foram para Ângelo Batista Reis e o quarto lugar ficou com o produtor João Francisco Kappaun.

Organizada pela Emater e pelo Grupo do Leite de Venâncio Aires, a exposição que ocorre junto à programação da Agrofeira, é resultado de uma seleção que avaliou mais de 150 animais nas propriedades de Venâncio e Mato Leitão. Deste total, 51 animais foram selecionados para a Agrofeira e para a avaliação foram divididos em seis categorias: bezerra menor, bezerra júnior, bezerra sênior, novilha menor, novilha júnior e novilha sênior.

Dos animais presentes na feira, foram selecionados dois para cada categoria, totalizando 12 animais para a grande final que aconteceu na tarde deste sábado. Destes, quatro receberam a roseta de primeiro, segundo, terceiro e quarto lugar. 

Segundo o engenheiro agrícola do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Diego Barden dos Santos, para a avaliação foram adotados os mesmos critérios da Gadolando, que é a Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul.