fechar

Administração cria programa que presta assistência a animais de rua

por: Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura
Data: 15/05/2018 | 17:38

A Administração Municipal está formulando uma iniciativa-piloto denominada 'Projeto Assistencial de Pets Vulneráveis'. A previsão é de que o programa aconteça a cada seis meses, inicialmente nos bairros Brands, Coronel Brito, Battisti e Macedo. A proposta é da Secretaria da Saúde e foi aprovada em reunião que contou com a participação dos gestores municipais, vereadores, responsáveis pela secretarias, ONG Amigo Bicho e demais representantes e defensores da causa animal.

Foto: Divulgação / DivulgaçãoAnimais receberão tratamento para prevenir vermes, pulgas, carrapatos, piolhos, bernes, bicheiras e ácaros de sarnas
Animais receberão tratamento para prevenir vermes, pulgas, carrapatos, piolhos, bernes, bicheiras e ácaros de sarnas

O objetivo é prestar assistência com tratamento antiparasitário para cães e gatos destes bairros, prevenindo e controlando vermes, pulgas, carrapatos, piolhos, bernes, bicheiras e ácaros de sarnas. Serão oferecidas gratuitamente quatro aplicações por animal, realizadas uma vez por semana. Todos os materiais e medicamentos já foram adquiridos.

Os bairros receberão a equipe da Vigilância Sanitária, do Meio Ambiente e voluntários em suas associações ou comunidades. O início do projeto será no dia 6 de junho, pela manhã, no bairro Macedo. No mesmo dia, à tarde, é a vez do bairro Brands. Já no dia 7 de junho, pela manhã, o bairro Battisti recebe a iniciativa e, à tarde, as atividades serão no Coronel Brito.

Atendimento

Os moradores que não puderem comparecer no dia e turno determinado para o seu bairro, poderão procurar o médico veterinário Everton Notti, coordenador da Vigilância Sanitária, no dia e turno de outro bairro, que serão atendidos normalmente. Segundo Notti, a proposta é que sejam realizadas as quatro aplicações, uma por semana, para que se consiga controlar todas as pragas. Ele lembra que no ato da vacinação deve estar presente uma pessoa de maior de idade, juntamente com o animal, para assinar o termo que autoriza a medicação.

>> Voluntários, estudantes dos cursos de medicina veterinária e enfermagem, além de pessoas que queiram ajudar, podem entrar em contato com a Vigilância Sanitária pelo telefone 3983-1054 ou irem até o prédio da Secretaria da Saúde, no terceiro andar.

Datas da ação

Bairro - Data/turno

Macedo 6/6 Manhã
Brands 6/6 Tarde
Battisti 7/6 Manhã
Coronel Brito 7/6 Tarde
Macedo 13/6 Manhã
Brands 13/6 Tarde
Battisti 14/6 Manhã
Coronel Brito 14/6 Tarde
Macedo 20/6 Manhã
Brands 20/6 Tarde
Battisti 21/6 Manhã
Coronel Brito 21/6 Tarde
Macedo 27/6 Manhã
Brands 27/6 Tarde
Battisti 28/6 Manhã
Coronel Brito 28/6 Tarde

*As primeiras ações acontecerão nestes bairros porque levantamentos realizados por agentes de saúde, Vigilância Sanitária, representantes da ONG Amigo Bicho e do Conselho Municipal de Proteção Animal apontaram alta incidência de parasitas nos animais.