fechar

9º Grito de Alerta Gaúcho vai mobilizar agricultores familiares em Santa Cruz

por: Edemar Etges
Data: 14/05/2019 | 19:00
Foto: Divulgação / DivulgaçãoDirigentes sindicais definiram os últimos detalhes para o evento de amanhã
Dirigentes sindicais definiram os últimos detalhes para o evento de amanhã

Concentração no Parque da Oktoberfest, a partir das 8h, seguida de uma caminhada até a agência do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), passando defronte à sede do Sindicato Interestadual das Indústrias do Tabaco (Sinditabaco); almoço na praça Sigfried Heuser, e posterior retorno, em caminhada, até o Parque da Oktoberfest. Estas são a programação e as atrações do 9º Grito de Alerta Gaúcho, que ocorrerá nesta quarta-feira, 15, em Santa Cruz do Sul.

O evento integrou a pauta da reunião da Regional Sindical do Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí, realizada na terça-feira, 7, em Santa Cruz do Sul. Durante o encontro, os líderes sindicais intensificaram as ações para receber o público vindo de todas as regiões do estado. Para promover a mobilização a Regional Sindical conta com o apoio da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS).

MOBILIZAÇÃO

Segundo a secretária da Regional Sindical e também secretária do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Venâncio Aires, Sandra Wagner, no encontro foram formalizadas as equipes que estarão nesta terça-feira, 14, realizando visitas com o propósito de divulgar os objetivos da mobilização do 9º Grito de Alerta Gaúcho. Serão visitados o SindiTabaco, Ministério Público, agência do INSS, Receita Federal, agências do Banco do Brasil e da Caixa Economia Federal (CEF), e Coordenadorias Regionais de Saúde e de Educação, todos localizados em Santa Cruz do Sul. 

Sandra salienta que caravanas vindas de todas as regiões do estado estarão se juntando aos agricultores familiares da região, assim como já está confirmada a participação de representações de outros segmentos, tais como diversos sindicatos urbanos. 'O foco maior, com certeza, será a questão da Reforma da Previdência, pois o projeto que tramita no Congresso, foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça', frisa.

Sandra destaca a conquista do Movimento Sindical com a indicação do deputado federal Heitor Schuch (PSB/RS), para compor a comissão especial destinada a apreciar a Proposta de Emenda à Constituição nº 6/19, que modifica o sistema de Previdência Social do país. 'A indicação do deputado Schuch é muito importante, pois assim poderá defender a classe menos favorecida, sejam os rurais ou os urbanos.'

'Nosso Grito de Alerta é pela valorização dos agricultores familiares e assalariados rurais, por políticas públicas, contra a perda de direitos na Reforma da Previdência e a favor da auditoria da dívida pública'.
SANDRA WAGNER
Secretaria do STR de Venâncio Aires e da Regional Sindical

Sem atendimento

Em função do 9º Grito de Alerta Gaúcho, o presidente Cláudio Fengler, informa que amanhã, o STR estará somando esforços com os demais sindicatos da região e, assim, tanto o escritório quanto a agropecuária estarão fechados, pois os funcionários também estarão participando do evento em esse importante em Santa Cruz do Sul.

Roteiro de ônibus

Roteiro 1

Ônibus saindo da Casa de Nelson Keller. às 6h30 min, passando pelo Salão Keller na Linha Stamm, em seguida se deslocando por Linha Leonor passando pelo Salão Penck, seguindo até a ERS-422, passando por Linha Brasil, em seguida entrando no campo do Palmeiras e saindo no Riograndense, se deslocando a Santa Cruz do Sul.

Roteiro 2

ônibus saindo às 7h, do centro de Palanque seguindo até a igreja evangélica da Linha Herval, retornando por São Salvador, seguindo até o campo do Palanque, em seguida se deslocando por Linha Travessa, até o STR de Venâncio Aires e depois para Santa Cruz do Sul.

Roteiro 3

Ônibus saindo do Salão Santo Antônio da Linha Santana, ás 6h30min, passando por Linha Duvidosa, São Miguel, Vila Terezinha, seguindo por Santa Emília São Pedro até a Marlene Rippel, em seguida até a Sociedade 25 de Julho da Santa Emilia, retornando, passando por Linha Cecilia e 17 de Junho, passando pelo STR Venâncio Aires, se deslocando até Santa Cruz do Sul.

Roteiro 4

Ônibus saindo às 6h, do ginásio da Linha Mangueirão, seguindo para Taquari Mirim, passando pelo Cerro dos Narcisos, seguindo até Telmo Borba, corredor da Travessa Harres saindo no Bar do Godo, retornando até a RSC-287, em seguida indo até Ponte Queimada, passando pelo cemitério se deslocando até o ginásio São José da Linha Cerro dos Bois, retornando até a RSC-287, passando pelo STR Venâncio Aires, se deslocando para Santa Cruz do Sul.

Roteiro 5

Ônibus saindo às 6h30min, do Bar Mayer da Linha Saraiva, passando por Linha Esperança, Centro Linha Brasil, seguindo por Linha Antão, Monte Alverne e em seguida Santa Cruz do Sul.

Roteiro 6

Ônibus saindo da casa de Gelson Renz na Parada 72 da Linha Cachoeira, às 6h30min, passando por Linha Cipó, Vila Deodoro, seguindo até a entrada da Linha Sape, passando pelo travessão onde mora o Sérgio Moreira, em seguindo por Vila Arlindo e se deslocando para Santa Cruz do Sul.

Programação

8h - Início da recepção das caravanas no Parque de Exposições da Oktoberfest
9h - Abertura oficial
10h - início da caminhada pelas ruas de Santa Cruz do Sul
12h - Parada para almoço e ações em frente à agência do INSS - com fala de autoridades políticas
14h - Assembleia de encerramento e caminhada até o Parque de Exposições da Oktoberfest