Venâncio Aires decretou nesta manhã situação de emergência. Apesar do nível do rio Taquari em Vila Mariante ter estabilizado em 14m36cm, o decreto foi feito devido os prejuízos que a enchete deverá deixar nas estradas e, principalmente, na agricultura.
A partir de agora, a tendência é que o nível do rio Taquari baixe em Vila Mariante. Entre seis e oito horas será possível notar diferença, segundo a secretaria executiva da Defesa Civil, Eloisa Gerhadt. “O decreto foi realizado pois, a partir dele é possível pautar ações emergências e pontuais”, enfatiza.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Paulo Landim, 40 pessoas estão em abrigo temporário, em um ginásio próximo a RSC-287. Os abrigados são, principalmente, da localidade de Travessa Olaria. No abrigo estão sendo oferecidas todas as refeições, cobertores, leite para as crianças. “E as pessoas dormem em ônibus oferecido pela Viasul”, afirma Eloisa.
NA áREA CENTRAL
Na parte baixa de Venâncio Aires, apesar do nível do Arroio Castelhano ter baixado, cerca de dez casa foram atingidas com a enchente. Atualmente, todas as ruas na parte baixa estão liberadas.