fechar

Um tributo à música sertaneja no lançamento da 13ª Fenachim

César Menotti & Fabiano realizam show de lançamento da Festa Nacional do Chimarrão

por: | Edição: Guilherme Siebeneichler
Data: 16/03/2014 | 20:29
Foto: Guilherme Siebeneichler / Folha do MateDupla apresentou seus sucessos ao público em Venâncio Aires
Dupla apresentou seus sucessos ao público em Venâncio Aires

Venâncio Aires está marcada na memória de César Menotti & Fabiano. O show da madrugada desse domingo, que marcou o lançamento da 13ª Festa Nacional do Chimarrão, foi para a dupla o resgate da lembrança da primeira apresentação dos irmãos no Rio Grande do Sul, há sete anos, no mesmo palco: o Ginásio Poliesportivo do Parque do Chimarrão.

Agora, voltaram com uma carreira consolidada, sem deixar de evidenciar sua paixão pela música sertaneja. O show em Venâncio Aires foi um verdadeiro tributo ao gênero, desfilando sucessos que vão das antigas modas de viola ao sertanejo romântico, sem deixar de lado a nova geração, conhecida pelo gingado do arrocha.

Antes, porém, o público pôde entrar no clima com o show de abertura dos santa-cruzenses Dodô & Fábio Lemos. Com seu show descontraído e sempre em alto astral, a dupla leva ao palco a proposta de viver intensamente o momento, fazendo o que mais gostam. Assim, fizeram muita gente cantar junto canções como 'Turma do Buteco' e 'Tô Dodói'.

Já era madrugada de domingo quando as soberanas da 13ª Fenachim, rainha Luana Schonarth e princesas Deise Mahl e Thaísi Pereira, subiram para anunciar a principal atração da noite: César Menotti & Fabiano. O show iniciou pouco depois de 0h45 e seguiu por mais de uma hora e meia de sucessos. A abertura teve duas das canções mais conhecidas da dupla: 'Caso Marcado' e 'Como Um Anjo'. O público foi embalado ao som de músicas consagradas de Menotti e Fabiano, como 'Leilão', 'Ciumenta' e o mais recente fenômeno, 'Não Era Eu'.

Mas foram com covers de artistas do sertanejo que os irmãos deixaram explícito o gosto pelo que fazem. Clássicos como 'Menino da Porteira' e 'Fuscão Preto' evocaram a velha guarda da música de raiz. Também apareceram músicas de Zezé di Camargo & Luciano e da nova geração, como Munhoz & Mariano. Houve espaço ainda para uma incursão pelo rock, com uma versão de 'Será', da Legião Urbana, e para um dos momentos mais marcantes da noite: acompanhado de seu violão, César Menotti declarou amor pelo Rio Grande do Sul, lembrou da ligação da dupla com o Estado e cantou 'Céu, Sol, Sul', do Nativista Leonardo, para delírio do público venâncio-airense.

No camarim, foi Fabiano quem falou sobre a lembrança muito viva sobre o show anterior em Venâncio Aires, que deixou a cultura gaúcha ainda mais presente na vida deles. 'Foi um dia muito especial, porque foi o primeiro show que nós fizemos no Estado. Foi uma noite que nós encontramos um amigo que conhecemos naquele dia e que se tornou muito próximo, o Mano Lima. Então, Venâncio é especial para nós'. E, nesse fim de semana, foi especial para o público, mais uma vez.

Shows

A apresentação de César Menotti & Fabiano foi prestigiada pelo prefeito de Venâncio Aires e presidente de honra da 13ª Fenachim, Airton Artus; pelo vice-prefeito e coordenador social, Giovane Wickert; e pelos casais integrantes da comissão social da festa. Durante o evento, foram anunciados novamente os shows da 13ª Fenachim: Marcelo D2 (1º de maio), Só Pra Contrariar (2), Acústicos & Valvulados (3), Guri de Uruguaiana (6), Tholl e Kleiton & Kledir (10), e Munhoz & Mariano, no último fim de semana da festa.

Diariamente o Parque do Chimarrão também terá apresentações de artistas da música nativista, sempre às 19h30. Já foram confirmados César Oliveira & Rogério Mello, Joca Martins, Luiz Marenco, Walther Morais, Teixeirinha Filho e Marcello Caminha. A 13ª Festa Nacional do Chimarrão ocorre de 1º a 11 de maio, no Parque Municipal do Chimarrão, em Venâncio Aires.


Fonte: CUCA Conteúdo/Assessoria de Imprensa da 13ª Fenachim