fechar

Sindicatos fecham acordo para trabalhadores de supermercados

por: Débora Kist*
Data: 13/09/2018 | 20:03

O Sindicato dos Comerciários de Santa Cruz do Sul e Região e o Sindigêneros Vales do Rio Pardo e Taquari (sindicato patronal) assinaram, no dia 31 de agosto, a Convenção Coletiva 2018, com aumento estabelecido em 2%. Ela vale de 1º de junho de 2018 a 31 de maio de 2019 e a data-base da categoria continua sendo o mês de junho.

O acordo também prevê a manutenção de conquistas sociais, como auxílio-creche e o quebra de caixa. Em Venâncio Aires e Mato Leitão, empregados em geral, durante o contrato de três meses, receberão salário de R$ 1.167. Após 90 dias da admissão, vai para R$ 1.252.

Conforme o presidente do Sindicato dos Comerciários, Afonso Schwengber, com a definição do dissídio se cumpriu o objetivo de atualizar anualmente o salário dos trabalhadores. Ele explica que esse é o primeiro acordo fechado no setor de mercados após a vigência da nova legislação. Portanto, segundo Schwengber, representa uma vantagem para quem é associado e contribui para o sindicato - vale tanto para o sindicato dos comerciários quanto para o da patronal. 'A partir de agora o sindicato representa somente aqueles que contribuem. Isso está de acordo com aquilo que sempre defendemos', observou o presidente.

Além da questão salarial, está prevista a renovação do acordo sobre feriados. Conforme o vice-presidente do Sindicato dos Comerciários, Marcos Azeredo, nos feriados do Natal (25 de dezembro de 2018), Ano Novo (1º de janeiro de 2019), Páscoa (21 de abril de 2019) e Dia do Trabalho (1º de maio de 2019), os supermercados não poderão abrir. 'Nos outros feriados, o horário deve ser o mesmo dos domingos, mas só com trabalhadores filiados e em dia com o Sindicato dos Comerciários', ressalta.

*Com informações Assessoria de Imprensa Sindicato dos Comerciários de Santa Cruz do Sul e Região

'Com certeza é um momento significativo para os trabalhadores. E quando acontece uma convenção e ambas as partes estão de acordo, isso é importante para todos.'
ERNANI WILD
Diretor Administrativo do Sindigêneros