fechar

Sem luz desde segunda-feira, moradores de Marmeleiro estimam prejuízos de R$ 100 mil

Eucalipto caiu sobre a rede elétrica

por: Alvaro Pegoraro
Data: 10/01/2019 | 11:08

O vendaval da segunda-feira pela manhã causou e ainda causa enormes prejuízos a cerca de 70 famílias que residem na localidade de Linha Marmeleiro, distante 45 quilômetros do centro de Venâncio Aires. Um eucalipto caiu sobre a rede elétrica e os moradores seguem sem luz. Com isso, boa parte da produção de tabaco foi perdida, além de carne e outros alimentos que precisam de refrigeração.

Em protesto, na madrugada desta quinta-feira moradores cortaram dezenas de eucaliptos e interromperam completamente a ERS-422, que liga o município a Boqueirão do Leão. "E se alguém vier aqui desobstruir a estrada, antes da RGE ligar a luz, vamos fechar de novo", avisaram os moradores. Pouco antes do meio-dia, uma guarnição da Polícia Rodoviária Estadual esteve no local e os eucaliptos foram retrados pelos manifestantes.

Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MateEstrada foi totalmente bloqueada
Estrada foi totalmente bloqueada

Uma das famílias que está amargando grandes prejuízos é a do agricultor Ildemar Ignácio Correa, 40 anos. O filho dele planta 50 mil pés de tabaco e praticamente a metade não poderá mais ser aproveitada. "E no domingo colhemos as ponteiras, que são a melhor parte do pé, e boa parte já foi perdida, por falta de luz", explicou Correa.

Outros moradores da localidade tiveram que jogar carne fora, pois elas estragaram nos freezers, por falta de energia. O grupo de moradores que se concentra junto ao local do protesto disse que na segunda-feira, após a queda do eucalipto, uma equipe da RGE foi ao local, verificou o problema e foi embora, sem solucioná-lo.

Foto: Alvaro Pegorado / Folha do MateCorrea estima que metade da produção foi perdida
Correa estima que metade da produção foi perdida