fechar

Reformas das praças são discutidas com a comunidade

por:
Data: 12/03/2015 | 09:33

As propostas para revitalização das praças, Coronel Thomaz Pereira (Praça da Matriz) e Henrique Bender (Praça Evangélica), foram apresentadas na noite desta quarta-feira, 11. A comunidade teve a oportunidade de conhecer os projetos e opinar sobre as melhorias estudadas para os dois espaços. Nas praças serão construídos locais para a instalação de lancherias e melhorada a acessibilidade.

Pelos projetos, a manutenção das árvores e plantas estão garantidas, assim como os monumentos já instalados nos dois locais. A previsão é de que as melhorias iniciem ainda no segundo semestre, após avaliação da Caixa Econômica Federal. A previsão é de investir R$ 300 mil na praça Coronel Thomaz Pereira e outros R$ 180 mil destinados à Henrique Bender. Os valores foram garantidos a partir de emenda parlamentar, da deputada federal Maria do Rosário (PT).

Os planos de reformas foram apresentados na noite desta quarta-feira, 11, em audiência pública na Câmara de Vereadores. Cerca de 40 pessoas participaram do encontro organizado pela Secretaria Municipal de Planejamento Orçamento e Gestão. Os projetos foram apresentados pela arquiteta responsável, Débora Fanck.

Na praça evangélica estão previstas a implantação de rampas de acesso, construção de uma nova pracinha, reforma de banheiros e instalação de espaço para um café. Além disso, o projeto contava com uma academia ao ar livre, porém a proposta foi retirada, já que os participantes do encontro votaram de forma contrária a colocação de equipamentos para a prática esportiva. No mesmo sentido, uma pista de skate foi descartada no local.

Já para a praça da matriz também está projetado um café, estes espaços serão licitados pela Administração Municipal para empresários locais que queiram explorar o serviço. Os ganhadores do processo também serão responsáveis pela manutenção dos banheiros públicos. Na Coronel Thomaz Pereira também estão previstas mesas de concreto, revitalização do chafariz e a pavimentação dos passeios públicos.

Na proposta também constam reformulações na Travessa São Sebastião Mártir, com reformulações no calçamento e fechamento da rua, unificando em um só espaço a praça e escadaria da igreja. Porém, esta etapa da revitalização será realizada em um segundo momento, por conta do orçamento limitado.

Confira reportagem completa na edição impressa desta sexta-feira, 13