fechar

Piratini paga salários atrasados nesta terça-feira

por: Ana Carolina Becker
Data: 11/08/2015 | 08:25

Para os servidores estaduais que estavam com parte do salário atrasado, a terça-feira será de boas notícias: uma diferença que excede os R$ 2.150 pagos no dia 31 estará na conta corrente de cada um. O pagamento foi uma decisão do governador José Ivo Sartori, que determinou ao secretário da Fazenda, Giovani Feltes, o atraso de outras contas para dar prioridade ao pagamento dos salários. 

Para que esse pagamento fosse feito, Sartori decidiu atrasar o pagamento da dívida com a União, mesmo correndo o risco de o governo federal bloquear os repasses para o Estado até o limite de R$ 280 milhões. O bloqueio está previsto no contrato de renegociação da dívida com a União. 

Além da dívida, a Fazenda vai atrasar o pagamento de outros fornecedores, incluindo hospitais, e o repasse de recursos para prefeituras.

A decisão foi tomada na segunda-feira, quando o governador recebeu o secretário da Fazenda com os números da arrecadação até o fechamento do expediente bancário e deu ordem: que estudasse a quitação imediata da folha. Afirmando que estava disposto a arcar com as consequências da decisão, referindo-se às sanções do governo federal. Imediatamente, Feltes acionou os técnicos da Fazenda e determinou que tratassem dos destalhes formais para o depósito do saldo nas contas do servidores. 

A quitação não significa que os funcionários públicos podem dormir tranquilos a partir de agora. O pagamento de agosto vai depender da arrecadação, da compreensão da União em não aplicar as sanções pelo calote da dívida ou de uma decisão judicial que respalde a opção do Piratini por dar prioridade aos salários em detrimento da dívida com a União. Desde a semana passada, a Procuradoria-Geral do Estado vem estudando as alternativas jurídicas e até uma consulta foi feita a ministros do Supremo Tribunal Federal.


Fonte: Rádio Gaúcha