fechar

Novo condomínio habitacional ficará na área do Parcão

por: Carlos Dickow
Data: 06/06/2018 | 10:00
Foto: Arquivo / Folha do MateAdministração Municipal indicou área que será desmembrada do Parcão para receber unidades populares
Administração Municipal indicou área que será desmembrada do Parcão para receber unidades populares

Por unanimidade, os vereadores aprovaram, na sessão da Câmara desta segunda-feira, 4, o Projeto de Lei número 051/2018, de autoria do Executivo e que prevê a doação de um terreno para o Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), administrado pela Caixa Econômica Federal (CEF). O imóvel está localizado na esquina das ruas Senador Pinheiro Machado e Plauto Orlando Becker, no bairro Aviação, e é o indicado pelo Município para receber o novo condomínio habitacional de Venâncio Aires.

A Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social habilitou projeto para 256 moradias populares junto à Caixa e espera ser contemplada com recursos do Ministério das Cidades. A indicação de um terreno para receber o residencial em caso de resposta positiva do Governo Federal é requisito para a sequência do processo. A área, conforme justificativa constante no projeto, será desmembrada do Parcão.

Embora tenham votado a favor da proposição, os vereadores do PDT - Tiago Quintana, Ana Cláudia do Amaral Teixeira e Sid Ferreira - manifestaram preocupação por conta da área integrar o Parcão. Eles afirmaram que jamais seriam contra uma proposta que visa contemplar famílias de baixa renda com a casa própria, mas têm dúvidas se a Caixa irá aprovar o terreno indicado por conta do impacto de vizinhança.

EXECUTIVO - O líder de governo no Legislativo, Ezequiel Stahl (PTB), afirmou que entende a preocupação dos colegas e que 'esta é uma situação que o Município tem conhecimento e que precisará resolver no futuro, mas não podemos correr o risco de perder o empreendimento'. Em resposta a manifestação da vereadora Ana Cláudia - que também declarou que a Administração precisará tomar cuidado com a 'alta densidade demográfica da região, em especial no que se refere aos equipamentos sociais' -, Stahl argumentou que 'as pessoas contempladas serão de Venâncio e, atualmente, já estão sendo atendidas'.

OUTRA REGIÃO - Os vereadores Sid Ferreira (PDT) e Cássio Storch (PSDB) pediram que a Administração Municipal analise a possibilidade de contemplar outras regiões com projetos habitacionais. De acordo com os parlamentares, os bairros Aviação e Bela Vista, que fazem divisa, receberam os três residenciais populares construídos em Venâncio Aires. 'Acho que o prefeito poderia pensar no lado de lá do asfalto. Não vejo com bons olhos esta decisão', disse o tucano.