fechar

Instalados primeiros contêineres laranjas

por: Ana Carolina Becker
Data: 02/12/2015 | 07:30

Após a Administração Municipal anunciar que os contêineres para a coleta seletiva de lixo seriam ampliados, no sábado pela manhã, 28, os primeiros de lixo orgânico foram instalados ao longo da rua Brígida Fagundes. Porém, na manhã de ontem, foram instalados os primeiros contêineres de lixo seco, na cor laranja, um deles, em frente à Prefeitura.

A partir desta ampliação, o município contará com 75 unidades da cor laranja para o lixo seco e 175 na cor verde para o lixo orgânico. Os novos equipamentos integram exigências do contrato de prestação de serviços de coleta e destinação de resíduos sólidos, vigente desde o último dia 28 de outubro. O contrato, além de ampliar a área de abrangência dos contêineres, também amplia o recolhimento de lixo no interior do município.

Foto: Ana Carolina Becker / Folha do MatePrimeiros contêineres laranjas foram instalados em frente a Prefeitura
Primeiros contêineres laranjas foram instalados em frente à Prefeitura

O investimento mensal do serviço por mês para o município é de R$ 497,79 por contêiner. Segundo a assessora do Meio Ambiente, Thaís Brum, a área biconteinerizada não possuirá mais o recolhimento de lixo seletivo. Ou seja, aos moradores dessa região, será necessário, sempre, levar o lixo até o contêiner mais próximo. No laranja quando for seco e no verde, quando orgânico. 'Antes dos novos contêineres serem instalados, foi feito um estudo para os locais que receberiam essa ampliação', comenta Thaís. Ela ainda salienta que, para aquelas comunidades que possuem apenas o contêiner verde, a coleta seletiva de lixo seco continuará ocorrendo, nas terças e sextas-feiras.

Após ser uma das cidades pioneiras no Estado na implantação da coleta mecanizada de lixo, em maio de 2010, a instalação dos novos contêineres torna Venâncio Aires se tornar o primeiro município do RS com contêineres totalmente automatizados em cores diferentes para resíduos secos e orgânicos. Para o responsável da Conesul em Venâncio, Paulo Roberto Lopes, Venâncio evoluiu e cresceu muito em relação a outras cidades do estado. 'Aqui encontramos um povo que colabora e, ainda, é educado', enfatiza.
A previsão é de que todos os contêineres estejam instalados até o fim da tarde desta quarta-feira.

Foto: Reprodução .