fechar

Importação de leite será suspensa pelo Governo Federal

por: Edemar Etges
Data: 11/10/2017 | 15:24
Foto: J.R.Marçal / DivulgaçãoComitiva gaúcha solicitou a suspensão da importação do leite do Uruguai e pedido foi atendido pelo Governo Federal
Comitiva gaúcha solicitou a suspensão da importação do leite do Uruguai e pedido foi atendido pelo Governo Federal


A Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS), representada pelo seu vice-presidente Nestor Bonfanti, esteve nesta terça-feira, 10, em Brasília juntamente com a comitiva de lideranças gaúchas, como o secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação Ernani Polo, o presidente da Federação do Arroz do Rio Grande do Sul (Federarroz) Henrique Dorneles, os deputados estaduais Elton Weber, Adolfo Brito e Zé Nunes, o presidente do Sindicato de Lacticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat) Alexandre Guerra, o presidente da Apil Wladimir Dalbosco, o presidente da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) Salmo Dias de Oliveira, o vice-presidente do Instituto Gaúcho do Leite (IGL) Mário Nascimento, o presidente do Fundesa Rogério Kerber, e o assessor técnico do Instituto Riograndense do Arroz (Irga) José Carlos Pires. A comitiva esteve em várias audiências com as instâncias governamentais, entre elas uma agenda com o secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Eumar Roberto Novacki.

Na oportunidade, Novacki declarou à comitiva gaúcha em primeira mão que as importações de leite vindas do Uruguai serão imediatamente suspensas pelo Governo Federal. Ainda informou que serão realizadas investigações para verificar a possível triangulação de leite realizada pelo país, inspecionando também a qualidade sanitária do leite importado.

Para Bonfanti, esta conquista é um reflexo das mobilizações realizadas pela federação no estado. 'As inúmeras ações realizadas pela Fetag/RS, Sindicatos de Trabalhadores Rurais e os agricultores, por exemplo, mobilizações e audiências, são uma forma de pressão ao governo. A união das entidades também é fundamental para que conseguíssemos estancar por enquanto a importação de leite vindo do Uruguai', afirma.

Segundo o presidente da Fetag/RS, Carlos Joel da Silva, o anúncio do Governo Federal para barrar as importações é positivo. Contudo, o dirigente afirma que é urgente que seja anunciada o montante para compras institucionais para que aconteça a regulamentação do mercado.

'Isso poderá propiciar o início do enxugamento do grande estoque de leite no estado, e aos poucos deverá ir melhorando o preço pago ao produtor rural', grisa o deputado Adolfo Brito, presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa gaúcha. Outra medida diz respeito à aquisição de leite para projetos sociais do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, cujos quantitativos devem ser definidos até semana que vem, conforme o ministro Osmar Terra.