fechar

Folha do Mate e Terra FM anunciam cobertura internacional da COP 8

Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco ocorre de 1º a 6 de outubro, na Suíça

por: Carlos Dickow
Data: 22/09/2018 | 09:30

De 1º a 6 de outubro ocorre na cidade de Genebra, na Suíça, a 8ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT) da Organização Mundial de Saúde (OMS). O evento internacional reunirá 181 países para debater ações de combate ao consumo de tabaco no mundo. O tratado internacional de saúde pública mobiliza, também, a cadeia produtiva do tabaco que, a cada dois anos, preocupada com os reflexos das decisões, busca espaço nas reuniões e diálogo com os delegados brasileiros para que as demandas do setor, especialmente ligadas à proteção dos produtores, sejam atendidas.

Foto: Divulgação / FCTCEvento ocorre na Suíça, na primeira semana de outubro
Evento ocorre na Suíça, na primeira semana de outubro

Dada a importância do evento para toda a região e a necessidade de acompanhar, de perto, os debates, a Folha do Mate e a rádio Terra FM anunciam a cobertura internacional do evento. A exemplo da COP 7, realizada na Índia em novembro de 2016, os dois veículos serão representados pela editora da Folha do Mate, a jornalista Letícia Wacholz. A enviada especial se responsabilizará por um projeto multimídia que compreende textos e fotos para o jornal impresso, entrevistas e boletins de rádio. Além disso, Letícia assinará uma coluna, a partir da próxima semana, que trará os bastidores do evento e também curiosidades e aspectos sobre o país anfitrião.

Para a jornalista, que embarca no sábado, 29, para a Suíça, cabe aos veículos de comunicação, durante a Conferência, noticiar e explicar as discussões que estão sendo lideradas globalmente e que podem trazer reflexos a curto, médio e longo prazo. 'Diariamente, pelas páginas do jornal, site e nos boletins de rádio, vou compartilhar os desdobramentos e discussões que podem refletir diretamente na vida do produtor de tabaco, do consumidor de cigarro, das indústrias e dos trabalhadores das tabacaleiras. O evento é de saúde pública, mas alguns debates podem gerar impactos diretos na economia dos municípios produtores de tabaco e Venâncio é um deles.'

Diretor de Conteúdo da Folha do Mate, Sergio Klafke lembra que a Conferência das Partes é acompanhada de perto, pois envolve posições sobre produção e consumo de tabaco, produto que é carro-chefe da economia de toda região do Vale do Rio Pardo. A Folha cobriu em 2014 a COP 6 em Moscou, na Rússia, e em 2016, na Índia, realizou uma cobertura multimídia inédita, que envolveu além da Folha do Mate, as duas principais rádios do município. 'Agora, em 2018, a Folha vai estar em Genebra para transmitir do local da COP as informações que são de interesse de uma grande região produtora de tabaco, que se caracteriza também pela diversificação de culturas.'

Pelas páginas da Folha e pelos microfones da rádio Terra FM, os veículos líderes de audiência em Venâncio, bem como, pelas plataformas digitais dos dois veículos, que agora são do mesmo grupo empresarial, vamos informar tudo que acontece na Suíça.' SÉRGIO KLAFKE - Diretor de Conteúdo da Folha do Mate

Para o diretor da rádio Terra FM, Daniel Heck, a cobertura também tem a proposta de se aproximar cada vez mais da comunidade, trazendo, além de entretenimento, muita informação. 'O objetivo é valorizar o conteúdo local com profissionalismo, tanto que essa cobertura internacional é muito importante para a nossa emissora. A programação trará todos os detalhes, direto da Suíça, para a comunidade venâncio-airense. Basta sintonizar a 105.1 FM', destaca Heck.


RELATÓRIOS GLOBAIS

 - O secretariado da Convenção-Quadro anunciou, ontem, que na COP 8 se buscará a aprovação de uma estrutura estratégica, de médio prazo, para determinar as prioridades para os próximos cinco anos.

- Também anunciou que no primeiro dia do evento serão apresentados os números oficiais do controle do tabagismo. A cada edição é lançada a publicação que apresenta o relatório de progresso global da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco.

- A COP 8 focará o seu papel na realização da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Para isso, durante a Conferência deste ano será apresentado um relatório dos impactos ambientais do uso do tabaco.