fechar

Fetag/RS programa mais de 20 pontos de mobilizações contra reforma previdenciária

por: Luiz Fernando Boaz/AI Fetag/RS
Data: 20/04/2017 | 15:50
Foto: Luiz Fernando Boaz / AI Fetag/RS/ArquivoObjetivo é mobilizar os agricultores familiares a exemplo do dia 21 de fevereiro, em Santa Cruz do Sul
Objetivo é mobilizar os agricultores familiares a exemplo do dia 21 de fevereiro, em Santa Cruz do Sul

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS) e os coordenadores das Regionais Sindicais, que estiveram reunidos nos dias 11 e 12 de abril, definiram um calendário com mais de 20 pontos de manifestações contra a reformas da Previdência Social a partir do dia 25 de abril, onde inicia com a Regional Médio e Alto Uruguai com mobilização em Frederico Westphalen.
O presidente da Fetag/RS Carlos Joel da Silva, conta que as ações contra a Reforma da Previdência e Trabalhista seguem por todo o Estado e em Brasília. Ele enfatiza a necessidade das mobilizações focarem muito forte a questão da previdência para que se possa sensibilizar os deputados que discutirão na próxima semana o parecer do relator da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287/16 e que no começo irá à votação. O dirigente adianta que a federação fez uma avaliação positiva desta leitura em relação ao que o governo estava pensando e agora o que foi apresentado pelo relator.
'Melhorou e muito, por exemplo em relação à idade e acumular a pensão com o benefício. Por outro lado, tem dois pontos que ainda atingem muito forte os rurais e que está muito longe do que queremos. Somos contrários em aumentar dois anos na idade para as mulheres, isto é, que sejam mantidos os 55 anos, já que os homens permanecerão com 60 anos; e a mudança na forma de contribuição, que o governo insiste que seja individual, enquanto nós lutaremos pela comercialização da produção', completa Silva.

CRONOGRAMA

DATAS - MUNICÍPIOS - REGIONAIS

25/4/17 - Frederico Westphalen - Regionais Médio e Alto Uruguai, Três Passos e Santa Rosa
26/4/17 - São Sepé - Regionais Santa Maria e Quarta Colônia
28/4/17 - Três Cachoeiras - Regional Litoral
28/4/17 - Porto Xavier/São Nicolau/Roque/Santo Ângelo - Regional Missões II
28/4/17 - Tapejara/Marau/Pontão/Mormaço e Serafina Corrêa - Regional Passo Fundo
28/4/17 - Caxias do Sul/Farroupilha/Nova Bassano e Antônio Prado - Regional Serra
28/4/17 - Dois Lajeados (Trevo) - Regional Serra do Alto Taquari
28/4/17 - Piratini - Regional Sul