fechar

Devotos renovam sua devoção em Nossa Senhora Aparecida

por: Edemar Etges
Data: 12/10/2017 | 11:49
Foto: Edemar Etges / Folha do MateMesmo com a instabilidade do tempo, devotos realizaram a tradicional procissão em honra à padroeira
Mesmo com a instabilidade do tempo, devotos realizaram a tradicional procissão em honra à padroeira

Nesta quinta-feira, 12, a Igreja celebra os 300 anos da devoção à Nossa Senhora Aparecida, que começou a partir do achado da imagem da santa no rio Parnaíba do Sul, São Paulo, no ano de 1717. A Paróquia São Sebastião Mártir se engajou nas celebrações nesta manhã e realizou a tradicional procissão que se iniciou no Posto Ipiranga, seguiu pela rua Osvaldo Aranha, missa e inauguração do Cantinho de Nossa Senhora.

'Quem bom que nossa fé não é de açúcar, pois do contrário, não estaríamos aqui para celebrar e demonstrar nossa fé e devoção em Nossa Senhora Aparecida'. Foi com estas palavras que o padre Marcelo Carlesso, saudou os devotos na abertura da caminhada que, mesmo com a instabilidade do tempo, contou com centenas de participantes. Depois, antes de iniciar a missa, o padre Marcelo afirmou: 'Hoje (ontem), nossa igreja São Sebastião Mártir é nosso santuário de Nossa Senhora Aparecida e vamos nos unir aos romeiros que veneram a padroeira no Santuário de Aparecida'.

Durante a homilia, o celebrante fez referência ao exemplo de fé que se na televisão, dos devotos que caminham quilômetros e mais quilômetros, enfrentando sol e chuva, como gesto de fé e de confiança em Deus. E por isso, ele entende o gesto dos devotos locais que, mesmo com a instabilidade do tempo, mantiveram a caminhada. 'Não podemos ficar fora deste dia tão especial', pregou. Acrescentou que apenas dois países no mundo tem ano mariano, sendo eles Portugal, que festejou os 100 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima, e o Brasil, que celebra os 300 anos do achado da imagem da santa no rio Parnaíba do Sul, São Paulo.

Cantinho

Integrando as celebrações dos 300 anos de devoção à padroeira do Brasil, no final da missa, foi inaugurado o Cantinho de Nossa Senhora Aparecida, localizado logo à esquerda de quem adentra a igreja matriz. O projeto foi elaborado, melhorado e finalizado pelas arquitetas Sabrina Assmann Lücke e Júlia Kuhn, às quais a paróquia agradece pelo gesto de devoção e gratuidade. A execução da obra foi realizada pela Mármores e Granitos Wagner, com o apoio do Conselho Paroquial de Administração que, em nome de todos os devotos e doadores, se esmerou por esta obra de fé.

'A nossa fé jamais deve ser de açúcar porque aqui provamos a força de nossa união'.
Marcelo Carlesso, padre.