fechar

Definidos os dez projetos da Consulta Popular

por: Cristiano Wildner
Data: 12/06/2018 | 16:23
Foto: Cristiano Wildner / Folha do MatePrioridades foram definidas na manhã de hoje
Prioridades foram definidas na manhã de hoje

A cédula de votação dos projetos prioritários da Consulta Popular de 2018 está definida. Depois de mais duas horas de debates, a Assembleia Regional Ampliada, do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP), escolheu os dez projetos que estarão a disposição dos eleitores. O alinhamento escolhido para a definição seguiu a tendência municipal. Constarão na cédula de votação os dez projetos mais votados nas assembleias locais e os cinco mais votados serão contemplados com valor igual de 20% dos R$ 2.902.629,78 que a região terá disponível. Os dez projetos são a soma das prioridades votadas tanto na região Centro-Serra, quanto no Baixo Vale do Rio Pardo. 

O presidente do Corede Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, destaca que uma vez definidos os projetos e áreas, além do índice que cada projeto vai ter, é o momento da mobilização regional. 'Cabe a cada município mobilizar o máximo de pessoas possível para que consigamos atingir um bom índice de votação', aponta. Ele destaca que a meta será novamente desempenhar um bom papel na Consulta Popular, a exemplo do ano passado, quando a região foi a segunda maior em votação em relação aos 28 Coredes do Estado.

O encontro contou com a participação do coordenador estadual da Consulta Popular, Theonas Baumhardt, que repassou diretrizes do processo. Com a conclusão dessa etapa, a coordenação estadual terá dois dias para homologar a cédula de votação. Para ficarem aptos a receberem recursos referentes aos projetos eleitos, Mato Leitão, Vale Verde e Passo do Sobrado precisarão atingir 6% do eleitorado, e Venâncio Aires 5% da comunidade com título eleitoral.

PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Instituída em 1998, a Consulta Popular é um instrumento de participação da sociedade, que define diretamente parte dos investimentos que constarão no orçamento do Estado. Anualmente, o governo fixa o valor que será submetido à deliberação da população. Esse valor é distribuído entre as 28 regiões do estado, de acordo com critérios, como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese).

 

Os dez projetos da cédula de votação

1 Apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar
2 Apoio aos Arranjos produtivos locais
3 Reaparelhamento dos órgãos de segurança
4 Programa de apoio e ampliação da infraestrutura rural
5 Manejo e conservação do solo
6 Ampliação, reforma e aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde, vinculados ao SUS (Hospital Santa Cruz)
7 Aquisição de veículo para a Saúde da Família
8 Videomonitoramento e cercamento eletrônico
9 Implantação de espaços pedagógicos que favorecem a aprendizagem
10 Regionalização do turismo