fechar

Comunidade de Santa Emília conhece cronograma das obras de asfalto

por:
Data: 27/06/2014 | 15:35

O início das obras de asfaltamento do trecho de seis quilômetros, na localidade de Santa Emília, esteve em pauta durante a quinta-feira à tarde, 26, no ginásio Luizão. Lideranças da localidade receberam o secretário de Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, Telmo Kist, e o secretário-adjunto da Agricultura, Rui Schwinn, engenheiros da Prefeitura e também da Conpasul, a fim de conhecer o cronograma das obras, chamada de Pac dos Frigoríficos.

O objetivo de reunir moradores, empresários e presidentes das redes hídricas, foi alertar sobre os possíveis transtornos no percurso quando do início da pavimentação. As redes de água que se localizam nas imediações das localidades de Linha São João e São Pedro, terão de ser substituídas. Pedestres, veículos particulares, caminhões e ônibus precisam ter alguns cuidados ao trafegar pelo local. As obras têm previsão para iniciar nos próximos dias, porém depende das condições climáticas.

Segundo o secretário Telmo Kist, a reunião serviu também para discutir as alternativas de rota de saída dos veículos que necessitarem trafegar enquanto o local estiver interrompido. Os caminhões do Frigorífico Kroth vão utilizar o percurso que liga Santa Emília à localidade de Arroio Bonito, em Mato Leitão, saindo na RSC-453. Outro trajeto que serve de alternativa pode ser feito por Linha Cecília, passando pela Linha 17 de Junho.

'Já observamos as condições de trafegabilidade destes trechos e a Prefeitura dará total atenção aos moradores, deixando as estradas em condições até a conclusão do asfalto', explicou Kist. O secretário acrescenta que a Administração Municipal pretende auxiliar para que estas obras causem o mínimo de transtorno, porém como o período é de inverno e com muitas chuvas, os contratempos são praticamente inevitáveis.

Primeiramente, os serviços iniciarão pelas canalizações e aterros. Em seguida será efetivada a construção da ponte, na intenção de minimizar os transtornos. A largura do asfalto terá seis metros, com um metro de acostamento em cada um dos lados, semelhante à pavimentação da ERS-422. Estas obras em Santa Emília são apenas a primeira etapa do projeto, em parceria com o Governo do Estado. Na sequência, o PAC dos Frigoríficos chegará às comunidades de Linha Sapé, Estância Nova e Vila Mariante. No total, o projeto prevê a pavimentação de 21 quilômetros pelo interior.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Venâncio Aires