fechar

Começa movimentação para saque do FGTS nas agências da Caixa

por:
Data: 14/12/2015 | 16:34

Teve início hoje, 14, junto às agências bancárias da Caixa Econômica Federal de Venâncio Aires, a movimentação para saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por parte dos trabalhadores residentes no município que tiveram suas casas atingidas por enxurradas e granizo neste ano.

Pela manhã, houve fila na busca por ter acesso ao recurso. Morador do Loteamento Artus, Ivanor Armani, de 38 anos, estava nela com o objetivo de sacar o FGTS para amenizar perdas que teve em função de enxurrada. A água danificou boa parte dos móveis da sua residência. 'Apesar de não cobrir nem um terço do prejuízo, esse dinheiro vai, sem dúvida, ajudar.'

Tem acesso ao recurso os trabalhadores que residem em áreas atingidas informadas pelo poder público local. Segundo a técnica da Secretaria da Habitação e Desenvolvimento Social, Eloiza Gerhardt, contatou-se que alguns locais ficaram de fora da lista divulgada, mas a situação está sendo analisada e os possíveis beneficiários devem ser atendidos a partir do dia 5 de janeiro.

Em Venâncio Aires, a Prefeitura decretou situação de emergência em razão das fortes chuvas e granizo que atingiram o Centro, bairros e interior no dia 21 de outubro.

ENCAMINHAMENTO

Gerente da Caixa Econômica Federal no município, Donato Dullius explica que para os atingidos terem acesso ao recurso é preciso encaminhar a liberação junto à Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social, que está localizada na Rua General Osório, 1.430, na sala 2.

Realizado em dias definidos de acordo com o mês de nascimento do trabalhador, esse trabalho de encaminhamento do FGTS teve início no último dia 7 e segue até 30 de dezembro. Consiste na identificação dos beneficiários e prestação de orientações em relação ao acesso ao recurso.

Após buscar a liberação, Dullius menciona que são necessários cinco dias úteis para o dinheiro estar disponível para recebimento, não havendo uma data específica para o seu saque, que está limitado a R$ 6.220 por conta vinculada do FGTS.

HORÁRIOS

Para encaminhar a liberação do FGTS junto à Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social, o horário de atendimento é das 7h30min às 13h30min, de segunda a sexta-feira, com exceção da sexta-feira de Natal (25) e da última quinta-feira do ano (31). Cinco dias após a triagem, o trabalhador deverá se dirigir a uma das agências da Caixa no município, no horário das 10h às 15h. Para mais informações, disponibiliza-se o telefone 0800-726-0207.


 

Documentação necessária (originais e cópias)


- Carteira de Identidade (também são aceitos carteira de habilitação, passaporte e novo modelo da Carteira do Trabalho);
- Comprovante de residência em nome do trabalhador (conta de luz, água (com a devida identificação do CEP), telefone, gás, extratos bancários, carnês de pagamento), emitido no período de 20/03/2015 a 12/07/2015 (data de leitura/postagem nos Correios) ou a Declaração da Prefeitura contendo todos os dados/exigências;
- Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou CNIS (a ser retirada no INSS) ou CAGED (a ser retirada no Ministério do Trabalho);
- Cartão do Cidadão (opcional).
Caso o trabalhador tenha conta na CAIXA, deve levar também o cartão, ou o número da conta, para facilitar o crédito.

Fonte: AI Prefeitura


 

CRONOGRAMA PARA ENCAMINHAMENTO DA LIBERAÇÃO DO FGTS


De 7 a 11 de dezembro - nascidos em janeiro, fevereiro e março.
De 14 a 18 de dezembro - nascidos em abril, maio e junho.
De 21 a 24 de dezembro - nascidos em julho, agosto e setembro.
De 28 a 30 de dezembro - nascidos em outubro, novembro e dezembro.


Fonte: AI Prefeitura