fechar

Chuvas retornam ao Sul nesta quinta-feira, 16

por: Edemar Etges
Data: 14/11/2017 | 15:28
Foto: Edemar Etges / Folha do MateTempo continuará bom durante o feriado de 15 novembro e chuva retornará na quinta-feira, 16
Tempo continuará bom durante o feriado de 15 novembro e chuva retornará na quinta-feira, 16

As previsões da Somar Meteorologia indicam que a condição de tempo firme persiste nesta terça-feira, 14, em todo o Sul com a atuação do sistema e a faixa oeste dos três Estados fica com temperaturas elevadas, com máximas em torno dos 30ºC.

No feriado desta quarta-feira, 15, as chuvas atingem as áreas de fronteira com o Uruguai de forma fraca, enquanto o restante da região mantém o tempo firme e a sensação de calor. As instabilidades retornam na quinta-feira, 16, devido à formação de uma frente fria e, por conta disso, as temperaturas voltam a cair.

As chuvas ganham força a partir da sexta-feira, 17, principalmente entre o norte gaúcho e o sul catarinense. As temperaturas já ficam mais amenas, com mínimas entre 15ºC e 18ºC, exceto na faixa norte do Paraná.

Venâncio Aires

Conforme o Núcleo de Informações Hidrometeorológicas (NIH) da Univates, uma massa de ar seco atua sobre o estado e proporciona o predomínio do sol à região. As temperaturas sobem gradativamente e conferem uma tarde quente, devendo chegar aos 31ºC. Mas, em direção à noite, refresca um pouco.

Para o feriado desta quarta-feira, 15, as previsões apontam que o tempo segue firme e ensolarado na região. As primeiras horas do dia apresentam temperaturas bem agradáveis. Já a tarde será de calor. A mínima será de18ºC e a máxima de 34ºC.

Na quinta-feira, 16, conforme o NIH, o sol até aparece na região. Mas, conforme uma frente fria ingressa no estado, a nebulosidade aumenta. E, entre a tarde e a noite, as condições ficam favoráveis para chuvas - 10mm e temporais isolados. As temperaturas ficam elevadas, sobretudo antes da mudança do tempo e oscilam entre a mínima de 18ºC e a máxima de 27ºC.

O dia da sexta-feira, 17, será de muitas nuvens com pancadas de chuva. As temperaturas oscilam entre a mínima de 17ºC e a máxima de 23ºC.

O sábado, 18, será de nuvens com pancadas de chuva e possíveis aberturas do sol, com as temperaturas oscilando entre a mínima de 16ºC e a máxima de 23ºC.

O domingo, 19, será de sol com nebulosidade variável e temperaturas entre os 13ºC e os 24ºC.