fechar

Bombeiros emitem mais de 82 mil alvarás de prevenção contra incêndio

por: Palácio Piratini
Data: 20/04/2017 | 16:22

Desde março de 2016, solicitações de Alvará de Prevenção Contra Incêndios (APPCI) podem ser feitas via internet, sem a necessidade de comparecer pessoalmente a uma unidade do Corpo de Bombeiros Militar (CBM). Com quase 33 mil usuários externos cadastrados, o Sistema Integrado de Serviços de Bombeiros (Sisbom) possibilitou, durante o ano de 2016, a emissão de 82.868 alvarás, além de 94.939 Notificações de Correções de Análise (NCA).

Foto: Rodrigo Ziebell / SSP/RS Desde março de 2016, solicitações de Alvará de Prevenção Contra Incêndios (APPCI) podem ser feitas via internet, sem a necessidade de comparecer pessoalmente a uma unidade do Corpo de Bombeiros Militar (CBM)
Desde março de 2016, solicitações de Alvará de Prevenção Contra Incêndios (APPCI) podem ser feitas via internet, sem a necessidade de comparecer pessoalmente a uma unidade do Corpo de Bombeiros Militar (CBM)

O acesso público ao Módulo de Segurança Contra Incêndios (MSCI) do Sisbom acelera e dinamiza o processo para proprietários e responsáveis técnicos pelas edificações. O site também permite o acompanhamento online dos Planos de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCIs), consultas à legislação vigente, pagamento das taxas de serviço e envio de documentos complementares.

O secretário da Segurança Pública, Cezar Shirmer, salientou a necessidade dos proprietários das edificações acompanharem o processo via internet. 'Esse sistema ágil e amigável possibilita a constante supervisão. O empreendedor precisa acompanhar de perto, pois muitas vezes a documentação fica parada devido à demora por parte do responsável técnico'.

Neste mês, o Sisbom também passou a aceitar requerimentos de PSPCI para risco médio de carga de incêndio. Inicialmente, estava disponível apenas o requerimento para PSPCI com risco baixo. Para o encaminhamento da solicitação, o interessado deve acessar o site do CBM.