fechar

Blitz educativa marca passagem do Dia Nacional do Trânsito

por:
Data: 25/09/2014 | 14:54

Comemorado no dia 25 de setembro, o Dia Nacional do Trânsito foi marcado por ações educativas voltada aos adolescentes em Venâncio Aires. A ação ocorreu durante a manhã, com estudantes de 4º a 7º ano do Colégio Bom Jesus, que assistiram palestra e entregaram folders sobre segurança no trânsito a motoristas em frente à Prefeitura, na rua Osvaldo Aranha. As abordagens foram comandadas pelo Departamento Municipal de Trânsito a partir do tema 'Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito - 2011/2020: Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre', utilizado neste ano em todo o Brasil na Semana Nacional do Trânsito.

A palestra aos jovens foi comandada pelo fiscal de trânsito Hamilton Monteiro, que focou sua explanação no papel do pedestre e do ciclista e na utilização correta e necessária do cinto de segurança. 'Passamos aos alunos que, mais do que obrigatório, o cinto é um item necessário à segurança', ressalta Monteiro. 'O intuito é fazer com que os alunos usem-no corretamente sempre, seja andando com a família ou em uma van escolar. Queremos que, a partir disso, os jovens possam ajudar a disseminar essa prática cada vez mais', frisa o fiscal.

Para reforçar os aspectos sobre segurança no trânsito, os estudantes receberam folders e camisetas, numa parceria entre o Departamento e a transportadora Augusta Internacional, empresa venâncio-airense que desenvolve campanhas sobre o tema. Nos próximos meses, os alunos do Bom Jesus passarão por oficinas na própria escola simulando situações práticas de trânsito, em que os fiscais esclarecerão dúvidas e concederão orientações sobre como agir em acontecimentos rotineiros nas ruas.

As palestras serão estendidas a mais escolas a partir de outubro, através da campanha Tal Pai, Tal Filho, desenvolvida pelo Rotary Club Chimarrão com o apoio dos agentes de trânsito do município. A iniciativa terá seu lançamento oficial no dia 18 de outubro, na Sociedade de Leituras. Conforme o fiscal Hamilton Monteiro, o Departamento Municipal de Trânsito pretende ampliar as ações educativas sobre a segurança no trânsito, com foco especial nos jovens. As escolas interessadas podem buscar mais informações e fazer seu agendamento através do telefone 3983-1025.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Venâncio Aires