Foto: Divulgação Causa mais comum de dor para amamentar se deve a lesões nos mamilos por posicionamento e pega inadequados
Causa mais comum de dor para amamentar se deve a lesões nos mamilos por posicionamento e pega inadequados

Devido à importância da criança se nutrir do leite materno, o Ministério da Saúde, em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), coordena a Semana Mundial da Amamentação. A campanha deste ano tem como tema ‘Amamentação: uma chave para o desenvolvimento sustentável’. 

De acordo com a nutricionista do Posto de Saúde Central, Katia Zini, e acadêmica de nutrição da Universidade de Santa Cruz do Sul, Gisele Leismann, amamentar vai muito além da nutrição da criança, mas é, também, estabelecer uma interação profunda entre a mãe e o filho, com repercussões no estado nutricional do bebê, na habilidade de se defender de infecções, na fisiologia e no desenvolvimento cognitivo e emocional, além de trazer benefícios também para a saúde física e psicológica da mãe.

Foto: Kethlin Meurer / Folha do MateKatia: “O acompanhamento pré-natal é uma excelente oportunidade para motivar as mulheres a amamentarem”
Katia: “O acompanhamento pré-natal é uma excelente oportunidade para motivar as mulheres a amamentarem”

Para a mamãe, amamentar é um benefício, pois a protege contra o câncer de mama e auxilia no retorno mais rápido do peso pré gestacional. Além disso, segundo a nutricionista, existe, também, o benefício financeiro, pois o leite materno não precisa ser comprado e não é preciso despender tempo para prepará-lo por estar pronto para o consumo.

Segundo Katia, existem comprovações de que a amamentação reduz mortes infantis devido aos inúmeros fatores existentes no leite materno que protegem contra infecções, diarreias, infecção respiratória, aparecimento de alergias e apresenta melhor nutrição, melhor desenvolvimento cognitivo e também da cavidade bucal.

A amamentação, inclusive, oferece benefícios em longo prazo. Estudos mostram que crianças que foram amamentadas como o aconselhado, têm menores riscos de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade. Com isso pode-se afirmar que uma criança que é amamentada é mais saudável, pois apresenta menores riscos de desenvolver todos estes problemas. Quando a amamentação é bem sucedida, de acordo com Katia, mães e crianças podem estar mais felizes, com repercussão nas relações familiares e, como consequência, na qualidade de vida dessas famílias.

A nutricionista explica que os primeiros dias após o parto são fundamentais para o sucesso da amamentação. Trata-se de um período de intenso aprendizado para a mãe e o bebê.

Dores no mamiloDe acordo com a nutricionista, mães costumam apresentar um pouco de dor nos mamilos, o que é considerado normal e não deve persistir além da primeira semana. No entanto, ter os mamilos muito doloridos e machucados requer cuidados.

A causa mais comum de dor para amamentar se deve a lesões nos mamilos por posicionamento e pega inadequados. Outras causas incluem mamilos curtos, planos ou invertidos, disfunções orais na criança, freio de língua curto, sucção não nutritiva prolongada, uso impróprio de bombas de extração de leite, não interrupção adequada da sucção da criança quando for necessário retirá-la do peito, uso de cremes e óleos que causam reações alérgicas nos mamilos, uso de protetores de mamilo, exposição prolongada a forros úmidos.

Segundo Katia, uma das queixas comuns no Posto de Saúde Central se refere à pouca quantidade de leite. A grande maioria das mulheres tem condições biológicas para produzir leite suficiente para atender à demanda de seu filho. O que pode ocorrer são alguns manejos para a produção de leite, como melhorar o posicionamento e a pega do bebê, quando não adequados; aumentar a frequência das mamadas; esgotar bem cada mama; evitar o uso de mamadeiras, chupetas e protetores de mamilos; consumir dieta materna balanceada; ingerir líquidos em quantidade suficiente; repousar e evitar estresse.

Cuidados para amamentar Para amamentar e oferecer um leite de qualidade ao bebê, as mamães também precisam tomar alguns cuidados. Confira a seguir: – Consumir dieta variada, como pães e cereais, frutas, legumes, verduras, derivados do leite e carnes;- Consumir três ou mais porções de derivados do leite por dia; – Esforçar-se para consumir frutas e vegetais ricos em vitamina A; – Aumentar a ingestão de líquidos e água; – Evitar dietas e medicamentos que promovam rápida perda de peso (mais de 500g por semana); – Consumir com moderação café e outros produtos cafeinados.