fechar

Tecnologia facilita o acesso à atendimentos de saúde

A tecnologia tem impactado os atendimentos na área da saúde em Venâncio Aires, especialmente na rede pública.

por: Ana Flávia Hantt
Data: 22/11/2017 | 11:00

A tecnologia tem impactado os atendimentos na área da saúde em Venâncio Aires, especialmente na rede pública. E embora novos procedimentos e exames facilitem o diagnóstico e tratamento de consultas, é o uso da tecnologia nos processos, que tem feito a diferença na vida das pessoas. No primeiro semestre de 2017, a Secretaria Municipal da Saúde implantou um sistema digital único para a marcação de exames laboratoriais e por imagem.

Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MateSaúde pública adota medidas para agilizar procedimentos
Saúde pública adota medidas para agilizar procedimentos

Na prática, isso significa que, ao realizar uma consulta médica nos postos de saúde do município, o paciente encaminha no próprio local a autorização do exame solicitado, ingressando em uma fila única online (diferente do sistema de 'fichas retiradas' nos postos de saúde em um determinado dia do mês, como ocorria anteriormente). Com a liberação em mãos, o paciente se dirige até um laboratório conveniado e agenda o procedimento. Uma mensagem de texto via telefone celular é encaminhada ao paciente quando ocorre a liberação para o procedimento. Desde novembro, a medida também se aplica à marcação de procedimentos oftalmológicos.

Além de oferecer maior comodidade à população, o monitoramento digital favorece a eficiência do serviço, já que exames não realizados por desistência são reencaminhados a outros pacientes, agilizando o processo e reduzindo o tempo de espera.

No mês de setembro de 2017, um projeto piloto para marcação de consultas também foi lançado na Estrattégia de Saúde da Família Tabalar. No local, a equipe tem disponibilizado um canal direto por meio do aplicativo WhatsApp, com o objetivo de facilitar o acesso dos pacientes. Conforme o resultado e a aceitação da comunidade, outras unidades podem adotar a ferramenta.

> EXAMES

Para o diagnóstico ou prevenção de doenças, Venâncio Aires conta com a presença de seis laboratórios de análises clínicas ou de imagem, os quais possuem estrutura para realizar exames (ou encaminhá-los a laboratórios parceiros) para a identificação de hepatites, HIV, diferentes tipos de câncer, vitaminas e citomegalovirus (solicitado para gestantes), entre outros.

***

HEALTH
Technology facilitates access to health care

Technology has had an impact on health services in Venâncio Aires especially on the national health system. Whilst new procedures and tests help reach a diagnosis and treatment, the use of technology in the processes is making a difference in people's lives. In the first half of 2017 the local department for Health have implemented a digital system for imaging and lab tests appointments.

In practise, this means that a patient being seen at the municipal health centre is able to make a request for tests straight away joining an online queue system (rather than using the old system of set number of authorization slips being distributed one day a month). Once the request is authorized the patient is informed via text message and is able to book the test directly at the laboratory. Since November 2017 the same system applies for booking ophthalmic procedures.

This new online booking system is more efficient and quicker for patients, reducing waiting times.

In September 2017 a pilot appointments system was rolled out at the family health medical centre Tabalar. Patients are able to contact the centre and make appointments via WhatsApp. Depending on how well the new system is received by the community other units may follow suit.