fechar

Rotaract Club completa hoje aniversário a nível mundial

por: Folha do Mate
Data: 13/03/2013 | 12:01

Há exatos 45 anos, era fundado o primeiro Rotaract no mundo. Nos Estados Unidos, o então presidente do Rotary Internacional, Luther Hodges, e seu conselho diretor estabeleceram o Rotaract como um programa oficial, fundando assim o clube de North Charlotte em 1968.
Rotaracts são clubes de serviço que reúnem jovens de ambos os sexos, de 18 a 30 anos, interessados em fazer algo a mais por sua comunidade, em aumentar seu círculo de amizades e desenvolver qualidades de liderança pessoal e profissional. É integrado por profissionais e estudantes que acreditam poder fazer a diferença, interagindo e transformando a sociedade, reduzindo problemas sociais e elaborando projetos em parceria com suas comunidades ou empresas.


O nome Rotaract surgiu da expressão ‘Rotary in action’ (Rotary em ação) e seguem o lema ‘Dar de si antes de pensar em si’. Este programa se desenvolveu rapidamente em sua curta existência. Atualmente conta com 9.675 clubes espalhados em 189 países, totalizando um quadro social internacional de 222.525 sócios, que trabalham em benefício das suas comunidades locais.


Em Venâncio Aires, o Rotaract Club, apoiado pelo Rotary Venâncio Aires e Rotary Chimarrão, foi oficialmente fundado em 30 de novembro de 1989, sendo que atualmente conta com 32 membros, sendo sócios e convidados. Diversos projetos são realizados pelo clube local, onde se destacam a Escola de Xadrez, o tradicional Dindinho no período natalino e também, apoia diversas entidades do município.

 

PAZ


Hoje, comemora-se o dia Mundial do Rotaract e, para marcar a data, uma caminhada pela paz está sendo organizada. A atividade tem como principal objetivo difundir a paz e, principalmente, agradecer a comunidade pelas doações realizadas durante a campanha SOS Santa Maria, em prol das vítimas da tragédia na Boate Kiss, que ocorreu no dia 27 de janeiro em Santa Maria, e também como um gesto de solidariedade às famílias que perderam seus entes queridos.


A ‘Caminhada pela Paz’ será no domingo, 17, às 17h30min. Começará na rua Osvaldo Aranha, esquina com a Duque de Caxias, seguindo até a General Osório, partindo para Tiradentes até a frente da Igreja São Sebastião Mártir, onde se encerra. Após, serão soltos balões brancos simbolizando a paz. A comunidade é convidada para participar da ação, vestindo camisetas brancas.