fechar

Refrimate recebe a ISO 9001

por: Folha do Mate
Data: 24/05/2013 | 11:32

Após dois anos de trabalho em busca da certificação da Organização Internacional para Padronização (ISO, sigla em inglês) 9001/2008 a empresa venâncio-airense Refrimate, que produz linha de refrigeração comercial, passou por uma auditoria de segunda, 20, até quarta-feira, 22. Neste período especialistas verificaram que todos os setores estavam de acordo às regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) representante da ISO no Brasil. Desta forma a Refrimate foi recomendada para receber a ISO 9001, que é um conjunto de ações preventivas, para garantir e padronizar um serviço ou um produto. A empresa receberá o certificado em 30 dias.  


Para receber qualquer certificado da ISO, a empresa passa por um projeto com diversas fases, para garantir que a implementação dos processos serão feitas corretamente. Conforme o coordenador de qualidade da Refrimate, Emanuel Helfer Reis, durante a preparação foi necessária uma mudança cultural, principalmente no setor operacional. “Foi mais difícil no começo da implantação, porque havia uma aversão ao novo, mas depois que o sistema entrou na rotina todo mundo se adequou. Sabiam o quê e o porquê de estarem fazendo daquela forma o produto.” Segundo Reis, nos dias 29 e 30 de abril a empresa passou por uma pré-auditoria, onde os  especialistas, com uma carga horária reduzida, apontaram melhorias para serem feitas até a auditoria oficial.


O desafio agora, de acordo com o coordenador, é seguir com o sistema de padronização e qualidade. “O primordial é manter tudo o que foi estabelecido.” Ele ainda informou que a cada seis meses a empresa passará por uma auditoria de manutenção da ISO, esse processo deve ser repetido por três anos. “Se não apresentarmos evidências de que se continua com o trabalho implantado e que houve progresso o certificado pode ser retido.” Esta foi a primeira vez que a Refrimate tentou a ISO. O coordenador explicou que há muitas empresas que buscam a certificação internacional e desistem na primeira reprovação.


Para o diretor presidente da Refrimate, Gilmar Santos Diefentheler, essa conquista vai elevar a colocação da empresa no ramo em que atua. “A ISO 9001 vai fazer com que passemos para um patamar superior em termos de qualidade, integrando um seleto grupo de empresas com certificação internacional.” O diretor ainda destaca o quanto o selo irá agregar no reconhecimento da empresa. “O cliente do outro lado do mundo que ve, que tu tem a ISO, já vai te olhar diferente, vai saber da tua qualidade.”