fechar

Professores recebem tablets para trabalho pedagógico

por: Folha do Mate
Data: 06/05/2013 | 20:02

Na manhã de ontem, 23 professores da Escola Cônego Albino Juchem receberam os tablets do programa de Modernização Tecnológica do Governo do Estado em parceria com o Ministério da Educação (MEC), juntamente receberam também uma formação de 8h.

 

O instrumento servirá para qualificar o trabalho pedagógico em sala de aula, facilitando assim o acesso e a pesquisa de informações que estão disponíveis através de aplicativos instalados no aparelho.

 

Segundo o coordenador do Núcleo de Tecnologia Educacional da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) João Baierle, “isso vem no sentido de fazer com que as novas tecnologias e a comunicação sejam aliadas na educação.” Além disso Baierle, lembra que também estão disponíveis nos tables aplicativos que controlarão a frequência dos alunos, notas e conteúdos.

 

Baierle ressalta, “ a escola tem o grande papel de educar os alunos para o uso correto da internet, pois eles ainda conhecem apenas o entretenimento que ela oferece, sendo assim, ainda não descobriram o material que trará benefícios a eles.”

 

O objetivo da ação é qualificar o trabalho pedagógico e inserir professores na cultura digital. Inicialmente, os aparelhos serão entregues aos professores do Ensino Médio. Os equipamentos são adquiridos com recursos do Ministério da Educação (MEC), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Salário Educação.

 

A diretora da escola Cônego, Inês Lagasse Mayer lembra que como uma escola grande, isso facilita muito e faz com que o professor acompanhe o desenvolvimento tecnológico do aluno. “Por que os nossos alunos estão a frente e se a escola não acompanha, eles começam a ficar desinteressados.”

 

Inês ainda lembra, que não se pode esquecer que a máquina, a tecnologia, não substitui o profissional, pois é apenas um facilitador da educação.

 

Os próximos a receberem os tablets são os professores de Passo do Sobrado e Vale Verde no dia 15 de maio, no turno da manhã na escola Alexandrinho de Alencar. Já durante a tarde, professores das escolas Frida Reckziegel, Mariante e Crescer.