fechar

Pra contar histórias: Persistência gera a realização profissional

por: Taiane Kussler
Data: 09/06/2017 | 19:00
Fenachim

 

Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MateO gerente comercial atua na empresa Olicenter há um ano
O gerente comercial atua na empresa Olicenter há um ano

Um sonho profissional que se tornou realidade para o gerente comercial, Alex Câmara, 22 anos. Desde o princípio, ele sempre quis atuar na gestão de uma empresa e depois de persistir na carreira, conquistou o espaço no mercado de trabalho, onde há quatro anos atua como gerente empresarial, em gestão de pessoas e processos administrativos. Para o gerente comercial, Alex Câmara, a realização profissional é uma das conquistas mais importantes da vida. Natural de Lajeado, o destino o trouxe para Venâncio Aires, através de um projeto de ampliação da Olicenter, empresa em que atua há um ano. 'Venâncio foi muito bem referenciada para a implantação da nossa primeira filial e a aceitação foi de imediato', afirma.

 

Durante o curso de Administração, surgiu a primeira oportunidade para ingressar na área, a partir do projeto Jovem Aprendiz, quando realizou estágio em duas empresas da região. Foi o momento para colocar em prática o seu conhecimento técnico e encarar os desafios da profissão. ' Este período me marcou, aprendi muito e tive portas abertas e oportunidades para chegar na profissão almejada', considera.

Casado com Andrielen Soares Miranda, o gerente comercial reside em Lajeado, mas atua na filial em Venâncio Aires que, em breve, inaugura mais uma loja em Estrela.

FOLHA DO MATE - Quais são os seus projetos profissionais?

ALEX CÂMARA - Hoje trabalho pelo crescimento e expansão da empresa que em breve estará inaugurando nova filial em Estrela e já com projetos de abertura em outras regiões.

Qual é a importância de atuar na área em que sempre almejou? 

Na era atual a profissão vem a tomar no mínimo cincoenta por cento do nosso tempo, muito somos movidos pelo que fazemos e sonhamos, logo as realizações e conquistas, "o sentir-se bem", identificamos apenas quando reconhecemos o prazer no que desempenhamos. Portanto, a realização profissional é uma das conquistas mais importantes da vida e não deve ser deixada de lado.

Quais os desafios do cargo? 

Quando se inicia um projeto de ampliação, ainda mais dentro de período delicado na situação econômica do país, deve-se ser o mais assertivo possível na gestão. Trabalho junto com a direção com planos estratégicos para que a empresa cresça conforme as expectativas e dentro do espaço que o mercado suporta.

Quais os projetos sociais em que a empresa está inserida? 

Em Venâncio, estamos atuando com o "Projeto Folheando", do Jornal Folha do Mate.

Qual é a importância para a empresa, fazer parte deste projeto?

Contribuir com o desenvolvimento social e a melhoria da sociedade.

De que forma a empresa pode contribuir com o futuro das novas gerações?

A Olicenter tem a missão de fornecer soluções em tecnologia a todos níveis em uma sociedade cada vez mais tecnológica, contribuindo com a inovação e tendências futuras.

O que mais te chama atenção em Venâncio Aires?

Já conhecia a cidade por turismo, mas desde que passei a vivenciar o dia a dia pude desfrutar do melhor da cidade, o que muito me chama a atenção é a ótima receptividade e o ambiente tranquilo que a cidade apresenta.

Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MateNo projeto Folheando, Alex Câmara fala sobre redes de relacionamento e tecnologia
No projeto Folheando, Alex Câmara fala sobre redes de relacionamento e tecnologia

Quais as referências de Venâncio Aires, antes de atuar no município?

Tinha curiosidade de conhecer melhor a cidade, através de elogios e boas referências, despertei ainda mais o interesse pela região e, com certeza, as expectativas foram mais que alcançadas, ambiente atraente, calmo e com ótima hospitalidade.

Uma curiosidade que tenha ocorrido na sua profissão?

A profissão de gerência exige um perfil de maior responsabilidade, e nestes anos, percebi que sempre devemos nos atualizar para acompanhar as adaptações que o mercado sofre, como a gestão de equipes e bom relacionamento.

Com a evolução constante da tecnologia, quais os critérios para se manter no mercado de trabalho?

Nesta área a inovação é a que mais chama atenção, é fundamental acompanhar o desenvolvimento tecnológico e suas tendências para oferecer a melhor e mais completa solução.