fechar

Pesquisa Methodus mostra Jarbas e Giovane empatados

Empate técnico na pesquisa encomendada pela Folha do Mate, deixa disputa ainda mais acirrada a dois dias do eleitor ir às urnas

por: Folha do Mate
Data: 30/09/2016 | 08:12
Foto: Folha do Mate / Folha do MateNúmeros da última pesquisa do Instituto Methodus
Números da última pesquisa do Instituto Methodus

Os dois últimos dias de campanha para prefeito - hoje e sábado - serão eletrizantes e não há como "cravar" quem sairá das urnas vitorioso. Essa é a análise que deve ser feita a partir dos resultados da terceira pesquisa de intenção de votos realizada pelo Instituto Methodus em Venâncio Aires, cuja menção estimulada (quando se apresenta os nomes dos candidatos) aponta um empate técnico entre Jarbas da Rosa, do PDT, com 35,8%, e Giovane Wickert, do PSB, com 34,5%. Vinícius Medeiros, do PSDB, aparece com 14,3%, enquanto que Cesar Schumacher, do PT, tem 1,3%. Brancos e nulos somam 5%. Outros 9,5% responderam que não sabem em quem votar nas eleições municipais deste domingo, 2.

A margem de erro da amostra, segundo o Instituto Methodus, é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados obtidos, em um intervalo de confiança de 95%. No dia 28 de setembro - na semana que antecede o voto na urna, portanto -, foram ouvidos 400 eleitores na cidade e interior, de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 18 anos, de várias classes sociais e residentes na Capital Nacional do Chimarrão. A pesquisa, encomendada pela Folha do Mate, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RS-09159/2016. É a terceira amostra publicada pela empresa, a última antes do pleito. As outras foram veiculadas nos dia 20 de agosto e 10 de setembro.

LEIA MAIS: >>> 34% ainda não decidiram em quem votar para vereador

Na menção espontânea (quando não são apresentados nomes de candidatos), é também de 1,3 ponto percentual a diferença entre Jarbas da Rosa e Giovane Wickert: o pedetista soma 29,3%, enquanto o socialista tem 28%. Nesta modalidade, o tucano Vinícius Medeiros aparece com 10,8%, e o petista Cesar Schumacher tem 0,8%. Brancos e nulos somam 3,8%, e os eleitores que responderam ainda não saber em quem votar são 27,5%. Nesta rodada, o Instituto Methodus introduziu na amostra um item que trata da expectativa de vitória. Ao responderem a pergunta 'Independente de seu voto, quem você acredita que irá ganhar as eleições para prefeito de Venâncio Aire?', 38% apostaram em Jarbas da Rosa; 36,5% apontaram Giovane Wickert; 4,3% acreditaram em Vinícius Medeiros; e 0,3% indicaram Cesar Schumacher. Os que não souberam responder ao questionamento somaram 21% no total.

Rejeição

Na rejeição múltipla, onde os entrevistados podem rejeitar mais de um candidato, Giovane Wickert (PSB) aparece com 23,8%, Cesar Schumacher (PT) 21,3%, Jarbas da Rosa (PDT) 14,5% e Vinícius Medeiros (PSDB) 11,3%. Os que não rejeitam nenhum candidato somam 38,3% e os que não sabem são 4,8%.