fechar

Pacientes do CAPS contam com grupo de orientação nutricional

por: Folha do Mate
Data: 03/08/2012 | 14:36

O Centro de Atenção Psicossocial de Venâncio Aires (CAPS I), que possui mais de cinco mil pessoas cadastradas no município com algum tipo de distúrbio psíquico, oferece, desde o mês de maio, um novo serviço visando o bem estar dos frequentadores. Um grupo de orientação e acompanhamento nutricional é desenvolvido, uma vez por semana, com cerca de 20 pacientes obesos, diabéticos, hipertensos ou que receberam indicação médica. O grupo encontra-se semanalmente no CAPS para aulas todas as quintas-feiras à tarde. Além da teoria sobre a importância da alimentação saudável, em cada encontro eles aprendem na prática uma receita saudável e gostosa.

 

Frequentadora do CAPS desde 2003, Ana Maria Brandão passou a frequentar o grupo de orientação nutricional há um mês. Nesse período, perdeu sete quilos e ganhou novos amigos. Ainda inchada pela medicação forte e diária, Ana diz sentir-se muito melhor depois que começou a frequentar o grupo. “Consegui emagrecer e comecei a tomar água, que antes eu não gostava”, declara.

 

Também por orientação médica, Melania Pereira Saldanha, de 47 anos, destaca que, em função dos medicamentos, saltou de 56 para 65 quilos em poucos meses. Paciente do CAPS há 15 anos, ela está muito contente com o novo serviço de orientação nutricional e participa ativamente das aulas. Com problemas de osteoporose, os cuidados com a alimentação já fez ela perder três quilos. “Importante é que agora eu sei o que eu posso comer, o que faz bem pra mim”, explica feliz.

 

Nutricionista da secretaria municipal da Saúde, Silvia Storch é quem coordena o trabalho com o grupo. Para manter a atenção e provocar a participação de todos, os encontros de aproximadamente duas horas são muito dinâmicos. Primeiro a parte teórica, quando cada aluno traz as suas experiências da semana e discute com o grupo a substituição dos alimentos e a importância nutricional de cada um. Na segunda parte do encontro, todos vão para a cozinha do CAPS para preparar a receita do dia. Na tarde quente da quinta-feira, 02 de agosto, o prato foi salada de frutas. Empolgados, cada um fez a sua parte na receita e degustou junto o resultado.

 

Conforme Silvia, o grupo de orientação nutricional do CAPS tem alcançado resultados excelentes e esses podem ser comprovados através dos depoimentos dos médicos que acompanham cada paciente. “No momento eu estou com 18 pessoas no grupo e já existe fila de espera. A princípio abrimos vagas para os casos mais graves e temos a regra que ninguém pode faltar mais de duas vezes o grupo, se não perde a vaga”, explica a nutricionista.

 

O secretário municipal da Saúde, Cesar Schumacher, destaca o serviço como parte da política de humanização da saúde, proposta pela Administração Municipal. “Os serviços de acompanhamento nutricional foram ampliados nos últimos anos, pois eles representam qualidade de vida e prevenção a doenças. Nossa meta é, cada vez mais, investir em prevenção e bem-estar para evitar o tratamento quando a doença já está instalada”, refere o secretário.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Venâncio Aires