fechar

Mundo em Pauta: o frio, a movimentação política e a civilidade dos parques

Leia o conteúdo da Mundo em Pauta, coluna que estreou neste sábado, na Folha do Mate.

por: Ana Flávia Hantt
Data: 12/03/2018 | 08:00
Vivo

Olá leitores! É com grande honra que inicio, hoje, este espaço. Me despedi da Folha do Mate como funcionária há duas semanas, e é com muito orgulho que retorno como colunista. Estarei por aqui em todos os sábados, com o objetivo de trazer notícias internacionais, dicas e oportunidades de estudos e viagens, além de curiosidades e acontecimentos que estou presenciando.

Na última segunda-feira, iniciei uma jornada muito desafiadora, que me permitirá viajar por várias regiões e países pelos próximos meses. Ao lado da professora de inglês Josiele Baron, estarei escrevendo essa história no projeto "30 on the road", que em tradução livre significa "30 na estrada". Estamos chegando aos 30 anos, e o simbolismo dessa data é o mote da nossa viagem.

Teremos um roteiro itinerante, que se iniciou em Nova York, e que hoje à noite partirá para as Cataratas do Niágara, onde ficaremos pelas próximas três semanas. Aqui na parte nordeste americana ainda está bastante frio, com temperaturas constantes em torno de 0°C. Nessa semana tivemos uma tempestade de neve, e flocos ocasionais continuam a cair.

Espero que você, leitor, nos acompanhe neste espaço! Espere por conteúdos exclusivos e preparados com muito empenho para oferecer a melhor informação. Boa leitura!

***

> BATE-VOLTA

Foto: Ana Flávia Hantt / Folha do MateA primavera chega daqui a duas semanas, mas ainda há neve por aqui
A primavera chega daqui a duas semanas, mas ainda há neve por aqui

Nevascas - Ao menos duas tempestades de neve foram registradas nesta semana na costa leste dos Estados Unidos, onde ficam cidades como Nova York e Boston. Milhares de pessoas ficaram ser energia, escolas foram fechadas e o transporte público sofreu com atrasos. Para evitar maiores incidentes, as autoridades mantiveram a população contantemente em alerta, com monitoramento e manutenção das ruas e calçadas.

Convite histórico - O convite feito pelo líder norte-coreano Kim Jong-un para se encontrar com o presidente Donald Trump é o assunto desde a quinta-feira. Todos os noticiários estão falando nisso, inclusive com boletins contantes vindos da Casa Branca. Nas ruas, o tópico também domina, e os comentários são em tom de exasperação com o líder dos EUA. "Nunca vi um presidente tão escandaloso desde Nixon", me disse um senhor, no lobby do hostel onde estou hospedada.

***

Foto: Ana Flávia Hantt / Folha do MateParques acolhem moradores e visitantes com infraestrutura e segurança
Parques acolhem moradores e visitantes com infraestrutura e segurança

1,7 mil

é o número de parques, pracinhas e espaços de recreação na cidade de Nova York. São todos públicos, limpos, seguros, e com frequência, com paisagens de tirar o fôlego. O que impressiona, no entanto, é a civilidade, especialmente relacionada à manutenção do que é público, e o respeito às regras. Explico. O Bryan Park, por exemplo, construído em 1686, permanece fechado à noite, entre 20h e 7h. No entanto, não há portões, muros ou seguranças. É um local aberto, junto à calçada. A única coisa que impede as pessoas de usá-lo nesses horários, é a regra. Além disso, nada está depredado. No Bryan Park, há seis painéis como esses da foto, todos com fôlderes informativos sempre à disposição. Há também totens para recarregar o celular, muitas mesas e cadeiras (muitas feitas de plástico colorido e design diferente), e banheiros públicos em perfeitas condições. Tudo intocado.

***

DICA DE VIAGEM

Praias intocadas, mar cristalino e muito charme em Curaçao

Foto: Ana Flávia Hantt / Folha do MateA praia artificial está localizada no segundo andar do hotel Renaissance. A borda infinita se mistura com o mar, ao fundo
A praia artificial está localizada no segundo andar do hotel Renaissance. A borda infinita se mistura com o mar, ao fundo

O pequeno país localizado na América Central, já é destino conhecido de quem viaja de cruzeiro pela região. Em Curaçao, é comum ver grandes navios atracados, enquanto os turistas exploram lojas, restaurantes e belezas naturais. No entanto, esse é um destino que merece muito mais tempo para ser conhecido.

Conforme explica a bacharel em Turismo da agência Zap Aline Puhl, que esteve no país na última semana, Curaçao é perfeita para casais e grupos de amigos que gostam de praias paradisíacas e de fazer mergulho, tanto snorkel, quanto com cilindro. Também possui um centro movimentado, com muitas lojas e restaurantes, inclusive com ótimos preços para adquirir perfumes. 'No destino, é possível fazer tours com guias de turismo, e para quem preferir, é possível alugar um carro, e se deslocar por cerca de uma hora, até chegar em praias paradisíacas e intocadas'.

Aline explica que os hotéis, a maioria do tipo boutique ou de grandes redes internacionais, oferece café da manhã, geralmente com a disponibilidade de bons restaurantes para as refeições. Além disso, o destino oferece os "beach clubs", locais com infraestrutura para curtir o dia.

***

CONEXÃO

Dupla titulação - A Universidade de Santa Cruz do Sul realizou no início deste mês, as primeiras defesas de dissertação em regime de dupla titulação. Os estudantes, um brasileiro e uma colombiana, receberam os títulos de Mestre em Sistemas e Processos Industriais, pela Unisc, e de Mestre em Engenharia com ênfase em Engenharia de Software, pela Universidad del Quindío (UniQuindío). A Unisc tem investido na internacionalização, e para neste semestre, está recebendo cinco estudantes estrangeiros, vindos de países como Peru, Alemanha e Espanha. Mais informações no site unisc.br.

Foto: Ana Flávia Hantt / Folha do MateJovens de todo o mundo irão se encontrar na Suíça
Jovens de todo o mundo irão se encontrar na Suíça

Liderança - Jovens com idades entre 18 e 23 anos podem se inscrever para participar do evento Global Changemakers, que irá ocorrer na Suíça, entre os dias 12 e 18 de agosto. Com foco em impacto social, o encontro proporcionará workshops e treinamentos sobre temas como liderança, gerenciamento de projetos e arrecadação de fundos. Para se inscrever é preciso preencher um formulário online, submeter um vídeo de até dois minutos e pagar uma taxa de inscrição de 35 dólares. Os selecionados terão todas as despesas pagas.

Curso de espanhol - Está matriculado em uma universidade brasileira e pretende aperfeiçoar o espanhol? Então você pode concorrer a uma bolsa da Universidade La Rioja para estudar o idioma na Espanha. São oito bolsas com duração de três meses, as quais cobrem taxas acadêmicas, alojamento em residência universitária, seguro-saúde e mais 1.500 euros para cobrir gastos com passagem aérea e outros custos de manutenção no país. O processo de seleção ocorre totalmente online e as inscrições podem ser feitas até o dia 29 de março.