fechar

Moradores reclamam da qualidade da água

por: Folha do Mate
Data: 23/08/2013 | 11:47
Vivo

Inodora, incolor e insípida, estas são as características da água potável, para consumo humano. No entanto, alguns moradores de Venâncio Aires têm reclamado à Folha do Mate e, também nas redes sociais, sobre a qualidade, (ou a falta dela, no caso) da água que chega nas torneiras de suas casas.


A mais recente foi a da moradora do bairro Cidade Nova, Camille da Costa. Ela conta que, na semana passada, ao abrir a torneira se deparou com uma tonalidade escura da água que chegou em sua residência.


“Observei que saiu junto um pouco de terra”, explica. Apesar de esta ter sido a terceira vez que o líquido veio sujo,  a jovem afirma não ter procurado a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), que é responsável pelo abastecimento em Venâncio, para solucionar o problema. “Não cheguei a reclamar, pois mais tarde voltou ao normal, caso a situação continuasse, reclamaria.” Além disso, Camille destaca que seguidamente a água possui cheiro e gosto e que, por isso, sua família optou por adquirir água mineral. “Compramos água mineral, pois quando a água não tem uma coloração diferente, possui forte gosto de cloro e, muitas vezes, gosto de terra.” O morador do bairro Leopoldina Daniel Watte também reclama da coloração na água que vem recebendo em sua casa. “Isso é vergonhoso, como vamos beber essa água, pagamos para receber água potável e temos que comprar água mineral porque é impossível tomar essa que chega nas torneiras”, desabafa.


Conforme o gerente da Corsan em Venâncio Aires, Paulo Gilberto Weschenfelder, o ideal é que, quando a população perceber qualquer diferença na água entre em contato com a Corsan no mesmo dia e avise sobre a situação. “Assim iremos no local coletar a água para ser analisada em nossos laboratórios e, a partir daí, saberemos o que causou o problema e como devemos solucioná-lo”, informa o gerente.


Questionado sobre o porquê da coloração escura na água percebido pelos moradores de bairros distintos, Weschenfelder disse que não tem como saber o que realmente causou essa situação. “Sem a análise da água não temos como dizer qual foi o motivo dessa coloração, mas, isso pode ter relação com obras na rede, vazamentos ou acúmulo de metal nas paredes dos canos.”


Além disso, o gerente diz que o problema, quando é registrado em apenas uma casa, pode ser por falta de limpeza nas caixas de água. “Por isso que é importante que nos avisem quando perceberem algo diferente na água. Se fazemos uma obra e não temos nenhuma reclamação, entendemos que está tudo funcionando corretamente. Se não nos avisarem, não temos como identificar e solucionar o que está errado”, destaca.
De acordo com o gerente da estatal, a empresa recebe solicitações de serviços diariamente. No entanto, são poucas as que se referem à qualidade na água. “Recebemos umas 50 ligações por dia, de diversos tipos de ocorrências, agora, sobre a qualidade da água essas são raras.”

 

Como contatar a Corsan

Se você perceber que a água que você recebe em sua casa está com cheiro, cor ou gosto, ou se ela estiver em falta, a recomendação do gerente da estatal é para que ligue no mesmo dia para a Corsan.
O contato pode ser feito pelos seguintes telefones:
* Plantão com atendimento 24 horas, independente do dia: 0800 646 6444
* Corsan Venâncio Aires: 3741 1142 ou 3741 1167

(Fonte: Paulo Gilberto Weschenfelder, gerente da Corsan em Venâncio Aires)