fechar

Missão Coreia: Giovane Wickert conhece modelos de energia renovável

Prefeito de Venâncio Aires e presidente do Cisvale busca informações sobre sistemas de energia solar, reaproveitamento do lixo e redução de custos com utilização de lâmpadas de led

por: Daniel Heck
Data: 22/08/2017 | 08:56
Foto: Divulgação / AI PMVAGrupo busca contatos com lideranças e conhecimento de projetos desenvolvidos na Coreia do Sul
Grupo busca contatos com lideranças e conhecimento de projetos desenvolvidos na Coreia do Sul

A missão internacional da Câmara de Comércio e Indústria Brasil tem prosseguimento, com foco em contatos institucionais e no conhecimento de modelos de atuação do país asiático. O prefeito de Venâncio Aires e presidente do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Pardo (Cisvale), Giovane Wickert, integra o grupo, ao lado do empresário venâncio-airense Dieter Knak, e passou no último dia pela Prefeitura de Seul e pelo Congresso Nacional.

A agenda do grupo começou pela Prefeitura de Seul, capital da Coreia do Sul, onde foi apresentado o modelo de energia solar. "Uma equipe da Prefeitura local nos recebeu e fez uma exposição da forma de implantação deste trabalho. No início do projeto houve uma participação de apenas 5% da população, gerando muita dificuldade, mas que foi superada no decorrer do processo. O objetivo é de que até 2020 Seul produza 25% de toda a energia de 24 milhões de habitantes e gere crédito de energia solar para a rede", explica Wickert ao citar que a cidade é referência mundial na implementação do serviço de energia solar.

Após a passagem pela Prefeitura de Seul, os representantes da missão partiram para uma agenda no Congresso Nacional. Em contato com congressistas locais, o grupo conheceu projetos de energia solar, reaproveitamento do lixo e a utilização de lâmpadas de LED. "Na Coreia do Sul há um sistema que indica onde há uma lâmpada queimada, algo que facilita o atendimento e a reposição imediata. Além disso, as lâmpadas de LED têm uma duração de 10 a 15 anos e um baixo custo", destaca.

Foto: Divulgação / AI PMVADieter Knak e Giovane Wickert entregam a revista do perfil socioeconômico produzida pela Folha do Mate
Dieter Knak e Giovane Wickert entregam a revista do perfil socioeconômico produzida pela Folha do Mate

A comitiva, sempre acompanhada de um chimarrão que é apresentado aos coreanos, prossegue com a sua agenda ao passar por uma Universidade da Coreia do Sul e mais detalhes sobre o reaproveitamento do lixo.